Gravidez

Nona Semana


Mãe

Desde o dia da concepção, seu útero já dobrou de tamanho. A cintura continua aumentando, e você ainda pode sentir um pouco de azia. Seu apetite sexual se altera. Algumas mulheres ficam completamente desinteressadas, outras, ao contrário, ficam mais interessadas do que nunca.

Saiba mais:
Sexo a três

Bebê

A mandíbula está completa e o bebê já tem um narizinho. O esqueleto começa a se formar. Braços e pernas já podem se dobrar. Agora o bebê pesa cerca de 2 gramas e está com 23 mm. As pálpebras já quase cobrem os olhos.

Anúncio

FECHAR

Leia também:
Novo teste detecta Sindrome de Down pelo sangue da mãe

Pai

Pesquisas mostram que grande parte das gestantes, em algum momento dos nove meses, sente mais vontade de fazer sexo do que antes de engravidar. A maioria afirma que a vida sexual melhorou ou se manteve igual e quase um terço afirma que os orgasmos ficaram mais intensos durante a gravidez.

Saiba mais:
Eles não aguentam

Gêmeos

É hora de providenciar mais apoio para as mamas, que aumentam muito de volume. Existem sutiãs especiais e, provavelmente, o número irá aumentando ao longo da gestação, não se assuste. Capriche na hidratação, usando produtos indicados pelo médico. Vale a pena ter a orientação de uma dermatologista. Como a barriga cresce mais rápido, pode ser a hora de comprar algumas roupas especiais para gestante.

Leia também:
Exclusivo para as barrigudas 

Alimentação

O melhor é evitar açúcar e adoçantes artificiais sempre que possível, mas, no caso de gestantes diabéticas a recomendação é preferir produtos à base de aspartame, acesulfame-K e sucralose, que são considerados seguros para o bebê. Evite adoçantes e produtos diet à base de sacarina, que  não são recomendados, pois atravessam a placenta e podem chegar ao bebê. O aspartame deve ser evitado por gestantes que sofram de fenilcetonúria (PKU), doença hereditária, ou que tenham alta concentração de fenilalanina no sangue, cujo organismo não consegue decompor a fenilalanina, aminoácido contido no aspartame e cujo acúmulo pode causar retardo mental no bebê. Fique de olho nos rótulos dos produtos.

Veja:

cadastro completo para quem tem diabetes gestacional

Pais&Filhos TV