Gravidez

Décima Terceira Semana


Mãe

Como os níveis dos hormônios da gravidez baixam, os enjoos dão um tempo e você já não vai ao banheiro a toda hora. A partir de agora, a maior parte dos sintomas incômodos começa a passar, mas você ainda não parece grávida, só um pouco mais gorda. Seu útero se estica, e você pode sentir dores no abdome ou fisgadas na região da virilha. Se você cutucar a sua barriga, o bebê responde, movimentando-se.

Bebê

Ele já adquiriu vários reflexos: se as palmas forem tocadas, por exemplo, os dedos se fecham. As células nervosas se multiplicam e começam a se formar as sinapses (conexões neurais). As costelas já podem ser vistas. O bebê pesa 23 g e mede 74 mm.

Pai

Com o fim do primeiro trimestre, termina a formação dos órgãos do bebê, um processo de nome complicado, organogênese, e o risco de problemas diminui sensivelmente. Até aqui, uma doença ou um medicamento contraindicado poderia causar malformação. Se vocês ainda não tinham contado para os amigos, é a hora.

Anúncio

FECHAR

Gêmeos

A partir desta semana, o risco de perder o bebê diminui 65% e vocês podem se sentir mais tranquilos. Se ainda não contou para sua família e amigos a novidade esperando a gravidez avançar, agora pode ser a hora! Comemore!Vocês ainda estão no terceiro mês de gravidez, mas a futura mãe aparenta estar no quinto.

Alimentação

Entre os nutrientes mais importantes para este momento está a vitamina D, fundamental para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê. Boas fontes são leite, iogurte, manteiga e queijos, bem como alimentos industrializados integrais enriquecidos, como arroz, aveia, pães, além de peixes e frutos do mar. Embora você tenha de proteger a  pele do risco de manchas, precisa se expor ao sol, porque ele ajuda na produção da votamina D. uma caminhada ao ar livre é suficiente. Prefira as primeiras horas da manhã.

Saiba mais:
A poderosa vitamina D