Gravidez

Décima Sétima semana


Mãe

Se você não é mãe de primeira viagem, pode começar a sentir os primeiros movimentos do bebê agora, como se fosse uma borboleta batendo as asas. As estreantes só terão esse prazer lá pela 22ª semana. E (ufa!) a vontade de ir ao banheiro a cada minuto diminui um pouco.Os primeiros movimentos do bebê podem ajudar a tornar a gravidez mais concreta para você.

Veja também:
Eu me remexo muito 

Bebê

Nada de novo se cria, já que o bebê está formado, mas seu bebê crescerá muito. Para que isso aconteça, será superalimentado por meio da placenta. Além das sobrancelhas, ele agora já tem cabelos e até cílios. Já consegue colocar as mãos na boca, uma das brincadeiras preferidas que ele faz no útero. Ele pesa 140 g e mede 130 mm.

Anúncio

FECHAR

Leia mais:
Boa companheira

Pai

Cada vez mais, os movimentos do bebê serão perceptíveis. Mesmo que você não sinta tanto quanto ela, fique por perto.Ela vai estar radiante, e, claro, quer que você compartilhe essa felicidade. O condicionamento cultural pode tornar mais difícil expressar as emoções, mas estudos mostram que o cérebro masculino reage até mais rapidamente que o feminino a situações que despertam a emoção. Entre na onda.

Gêmeos

Evite levantar peso. Não hesite em pedir ajuda, principalmente com volumes com mais de 3 kg. Se você tem filhos mais velhos, mas ainda pequenos, procure dar atenção, abraçar, beijar, ler livros sobre o irmão que vem por aí, mas peça ajuda da família sempre que precisar. Para cuidar da casa, fazer comida, levar o filho mais velho para passear um pouco enquanto você descansa. Sim, ele vai perceber que as coisas estão diferentes. E é assim mesmo.

Alimentação

Para reforçar a ingestão de cálcio, importante nesta fase, uma dica é fazer uma lasanha vegetariana com molho branco, mussarela e brócolis refogados em azeite. O mesmo molho pode ser usado num macarrão integral, por exemplo. Caso você esteja com muita vontade de tomar sorvete, prefira o de creme. Você pode batê-lo com manga ou mamão papaia. Para fazer uma sobremesa ainda mais nutritiva, vale cobrir a taça com amêndoas picadinhas.