Gravidez

Décima Quinta Semana


Mãe

Há grávidas que relatam que o cabelo ficou muito mais brilhante e sedoso. Já outras ficam com a pele mais oleosa e têm espinhas. Antes de usar produtos que combatem a acne, converse com seu médico para evitar riscos. Agora você já pode usar sua primeira batinha e desfilar o barrigão por aí sem que pensem que você está fora de forma. E também poderá sentar nos assentos especiais reservados para gestantes em transportes públicos sem ter de explicar que você está grávida.

Bebê

O tato começa a se desenvolver e surgem os receptores da sensibilidade cutânea dos dedos. Para aprender a sugar, ele treina com o líquido amniótico, como depois fará com o leite materno. Agora, ele também já pode sentir o gosto. Seu bebê se mexe muito para exercitar seus pequenos músculos. Já foi acordada por ele no meio da noite? Uma penugem fininha, o lanugo, recobre seu corpo. O bebê já tem sobrancelhas e pode fazer caretas! Ele pesa 70g e mede 101mm.

Veja também:
Quando chutar é bom

Anúncio

FECHAR

Pai

O segundo semestre de gravidez é conhecido como o trimestre dourado porque a fase aguda dos enjoos passou e fase final do barrigão ainda está longe. Aproveitem para namorar bastante. Se o médico não deu nenhuma orientação em contrário, sexo está liberado. As formas mais arredondadas da futura mãe acendem o desejo de alguns homens. Outros podem se sentir incomodados com a aura sagrada da maternidade. Lembre-se: vocês serão pais, mas ainda são marido e mulher.

Leia também:
Vida sexual na gravidez

Gêmeos

Procure se poupar de atividades cansativas. Nada de resolver fazer aquela faxina na casa. Aceite ajuda da família ou delegue a limpeza para alguém. Nada de passar longos períodos de pé. Abuse de seu direito de grávida em dobro e sente-se sempre que possível. Se você precisa subir e descer escadas com frequência no trabalho, tente uma transferência para o térreo. É para o seu bem e dos bebês.

Leia:

Tirando o pé do acelerador 

Alimentação

Após as 12 semanas de gestação os batimentos cardíacos aumentam muito, chegando a um crescimento de 40% no final da gravidez. Muitas grávidas são capazes de escutar o coração ao se deitar. Os hormônios aumentam a frequência cardíaca em repouso para de 10 a 15 batimentos, o que aumenta o volume de sangue que circula pelo corpo. No momento do parto, esse volume sobe até 50%. Para dar conta do aumento de glóbulos vermelhos correspondente é preciso ingerir alimentos com sal, água, ferro e ácido fólico. Consuma fontes de ferro associadas a fontes de vitamina C, por exemplo combinando bife com suco de laranja.

Veja também:
Laranja