Gravidez

Décima Primeira Semana


Mãe

Seu útero agora tem o tamanho de um mamão papaia. Os enjoos melhoram um pouco, embora alguns cheiros ainda possam deixá-la mareada. É normal. Você pode sentir mãos e pés mais quentes, por causa do aumento de volume sanguíneo. Lembra daquela história de grávida sentir mais calor? Pois é. Não é lenda, elas sentem mesmo. Além de sede, muita sede. O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia. E ir ao banheiro sempre que tiver vontade: reter a urina aumenta o risco de infecção urinária.

Leia também:
Corre mamãe 

Bebê

Ele agora já está mais parecido com um recém-nascido, mais proporcional. Todos os órgãos vitais do bebê (cérebro, pulmões, fígado, rins e intestinos) estão formados. Na imagem do ultrassom já é possível contar os dedinhos. Seu filhote já pode engolir, sugar e até bocejar (uaaaah…). Está com 7 g e 41 mm.

Anúncio

FECHAR

Saiba mais:
Dentro da barriga

Pai

Tenha paciência com você mesmo. O fato de se sentir apavorado não quer dizer que rejeite a gravidez, mas, com certeza, que precisa de tempo para “sentir-se grávido”. A maternidade é mais facilmente compreendida que a paternidade. A mãe conta com a ajuda das transformações bem mais evidentes no corpo. Pouco a pouco você vai se sentir mais confortável no novo papel. E, já já, vai se pegar olhando crianças e achando que elas são até engraçadinhas.

Gêmeos

Vocês estão finalmente se aproximando do fim do primeiro trimestre, quando o risco de aborto espontâneo cai dramaticamente. A mãe deve manter os exercícios físicos recomendados pelo médico e descansar sempre que puder. Lembre-se de que está construindo várias mãozinhas, pezinhos, cérebros… Isso exige energia.

Alimentação

No trabalho, é comum as reuniões se estenderem e acabarem batendo com o horário em que seria ideal você fazer um lanche saudável. Procure ter sempre à mão uma barrinha de cereais ou um punhado de frutas secas com castanhas. Se no escritório tiver geladeira, abasteça-a com frutas, iogurtes, sanduíche com pão integral. Ter lanches saudáveis por perto ajuda a não ceder a guloseimas gordurosas e cheias de açúcar.

Pais&Filhos TV