Gravidez

Décima oitava Semana


Mãe

Sua energia aos poucos volta ao normal. O estrogênio extra aumenta o fluxo de sangue para a pelve. Para algumas mulheres, isso torna a relação sexual mais prazerosa. Outras ficam tão sensíveis que um toque mais brusco pode irritar. Você pode se sentir mais sensível. Se seu marido demora dez minutos para chegar do trabalho, você sente como se fosse o fim do mundo. Se seu filho mais velho está mais birrento, você sente vontade de desaparecer. Calma. Descanse o máximo possível e tudo vai melhorar.

Bebê

Os olhos e as orelhas já ocupam seus lugares definitivos. Começam a se formar as impressões digitais. O líquido amniótico engolido pelo feto vai dar origem à primeira evacuação pós-parto, o mecônio. Ele pesa 190g e tem 142mm, o comprimento de uma caneta.

Pai

Talvez seja difícil para a futura mãe do seu filho entender que você não acha o máximo passar horas escolhendo roupinhas para bebês. Você vai precisar explicar que homens e mulheres se sensibilizam de forma diferente e têm formas diversas de apreciar a gravidez e a chegada de um bebê. O que ela precisa é de carinho, tranquilidade e segurança. Você não precisa ir às compras se não estiver a fim. E pronto.

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Gêmeos

A partir desta semana, é mais fácil determinar o sexo dos bebês por meio da ultrassonografia, desde que eles estejam numa posição favorável. É comum que um dos gêmeos seja mais tímido. Se os bebês forem de gêneros diferentes, você já saberá que não são idênticos. Se forem do mesmo sexo, a dúvida ainda pode persistir. Exames genéticos, como a amniocentese são mais objetivos, Caso você precise fazê-lo para descartar suspeita de algum problema genético, você saberá com precisão.

Alimentação

Cálcio é muito importante nessa fase, para constituição dos ossos e dentes do seu filho. Não precisa ser só leite, valem derivados também. Vale leite com achocolatado (não exagere),  iogurte com frutas picadas, queijo branco, leite com (pouco) café, bisnaguinha com requeijão, cereal matinal com leite, queijo quente… Seja criativa para garantir uma boa ingestão desse nutriente. Outras boas fontes: frutas secas como amêndoas, figos, castanhas de caju e nozes, feijão, grão-de-bico, espinafre, brócolis, couve, escarola e outras verduras escuras, laranja, morango, limão e manga, peixes e tofu.

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