Gravidez

Décima Nona Semana


Mãe

A aceleração do metabolismo pode ter resultados interessantes: sua pele brilha, cabelos e unhas estão mais fortes e crescem rapidamente. Com a elevação do nível de progesterona, podem surgir manchas no rosto. Use e abuse do protetor solar com alto FPS. Estrias podem começar a surgir. Beba muita água e hidrate a pele. Você já não tem aquela energia toda de antes e pode se sentir um pouco irritada e carente.

Saiba mais:
Melanina em alta 

Bebê

Glândulas na pele secretam uma sustância gordurosa, a vernix caseosa, que funciona como uma barreira de proteção. Os intestinos começam a produzir sucos gástricos. Surgem os mamilos. Nas meninas, vagina, útero e tubas uterinas estão nos lugares definitivos. Nos meninos, já dá para identificar bem os genitais.

Anúncio

FECHAR

Pai

Agora você consegue sentir os chutes do bebê, finalmente. Pode estar pensando na relação com seus pais, no que fizeram de certou ou errado, no que gostaria de repetir ou não. Para quem não tem uma relação tão tranquila com os pais, pode ser mais complicado mesmo. Mas lembre-se: você não corrigir os erros de ninguém, vai construir a sua história com o seu filho, do seu jeito, com erros e acertos.

Leia também:

Como nascem os pais

Gêmeos

Você pode estar preocupada se vai conseguir amamentar mais de um bebê. É possível, sim, já que, quanto mais os bebês mamam, mais você produz leite. Existem almofadas de amamentação especiais para gêmeos, pode ser a hora de procurar uma. Você pode procurar grupos de mães de gêmeos e pedir dicas: nada melhor do que conversar com que já passou pela experiência.

Leia mais:
Amamentar gêmeos 

Alimentação

Para as vegetarianas, é preciso buscar boas fontes de ferro, como feijões, grão-de-bico, ervilha, soja e lentilha, que além tudo contêm fibras que ajudam o intestino a funcionar. Combine-as com arroz integral e uma verdura. Alimentos ricos em vitamina C, quando ingeridos com as refeições, ajudam na absorção de ferro. Você a encontra na laranja, tomates, limonada, por exemplo. Você também precisa consumir cálcio. Boas fontes são leite e derivados, laticínios, feijões, brócolis, couve-flor, repolho e tofu.

Leia também: 

Grávida vegetariana

Pais&Filhos TV