Criança

6 anos


Este ano

Seu filho também pode desenvolver relações próximas com outros adultos que convivam bastante com ele, como tios e tias. Aproveite para cultivá-las: é sempre bom ter outras pessoas próximas para conviver e conversar. Se você e o pai ou mãe não tiverem irmãos, valem “tios” amigos. Seu filho adora desenhar e, a partir de agora, esses desenhos vão ser mais elaborados, com casas, círculos e carros. Além disso, seu filho estará mais socialmente comportado, sabendo o que é bom e o que não é para se fazer em público. Verdadeiros mocinhos e mocinhas.

Seu filho

Seu filho vai ter curiosidade sobre a reprodução, a famosa pergunta “de onde vêm os bebês?”. Responda o que ele perguntar sem dar detalhes que ele não pediu. Se quiser saber mais, ele vai perguntar. O importante é não mostrar constrangimento. Nessa fase, pode rolar a típica brincadeira de médico. Mesmo que seu filho pareça estar tranquilo, é bom ter em mente que crescer é difícil. Esteja ao lado dele mostrando que, além de difícil, é bom.

Como ajudar

Apesar de ver que seu filho já procura por automomia em muitas coisas é importante que você dê suporte  e acompanhe seu filho mesmo que de uma certa distância. É importante que ele saiba que você está ali presente deixando com que ele se desenvolva. Essa também é uma fase boa para que as regras fiquem mais claras.

Anúncio

FECHAR

Preocupações comuns

Seu filho ingressa no ensino fundamental, a primeira série de 9 que virão. Agora, ele vai se sentir mais desafiado, mas também mais cobrado e pode ter de lidar com eventuais frustrações quando não conseguir ter o desempenho esperado. Se a escola propuser um passeio ou uns dias no acampamento, fique tranquilo, ele já é capaz de se afastar de você por períodos mais longos, desde que você também esteja seguro de que ele consegue. Pode ser que seu filho se comporte muito bem na escola e na casa dos amiguinhos e seja “terrível” em casa, comportando-se como uma criança menor. Seja paciente.

Você

Cada família sabe quando, e como, contar a verdade sobre Papai Noel, Coelho da Páscoa, Bicho-Papão, Cegonha. Mas, nessa idade, os pequenos já têm noção do que é ou não realidade, e você pode se surpreender quando perceber que sua criança já não acredita mais em faz de conta. É, seu filho está crescendo, e isso pode ser um pouco difícil pra você. Prepare-se para curtir uma nova fase, com uma criança grande, que já não depende tanto de você para se entreter. Ao se alfabetizar, seu filho vai gostar ler gibis e livros sozinho. Isso não impede que você leia de vez em quando pra ele, só pra matar a saudade e compartilhar um momento gostoso.

Pais&Filhos TV