Criança

2 anos


Este ano

A fase motora fundamental vai dos 2 aos 7 anos. Inicia-se a linguagem e movimentos subdivididos em três subfases: inicial, elementar e madura. Agora ele corre, salta e chuta bolas! Segura! Um boom de palavras também vai acontecer na vida do seu bebê. “Entre um ano e um ano e meio, o bebê já consegue falar muitas palavras, mas é aos 2 anos que ele começa a montar frases”, esclarece a pediatra da Unifesp, Ana Lúcia Gourlart, filha de Emília e Décio. Nesta fase, seu filho pode aprender de 10 a 20 palavras novas todos os dias.

Seu filho

A criança se sente bem ao lado de outras e se torna cada dia mais sociável. Estimule seu filho a ter amiguinhos, brincar e conversar com eles. Isso será ótimo, principalmente no caso de filhos únicos, para que ele aprenda a compartilhar os brinquedos. A fase é gostosa, mas requer atenção. Mantenha-se de olho no seu filho, dentro ou fora de casa. “Quando as crianças são pequenas há o risco dos acidentes, tais como quedas, sufocação com pequenos objetos ,queimaduras, intoxicações com produtos químicos ou medicamentos”, alerta Luiz Carlos Carvalho das Neves, pai de Luciana, da pediatria do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Como ajudar

Se você trabalha full time, pode preferir colocar seu filho na escola agora a deixá-lo o tempo todo com a babá. “Nessa fase, a criança ainda está iniciando sua vida social, mas não há muitas opções de espaços públicos para interagir com outras crianças, por isso a escola é uma boa opção. Não é recomendável que ela só fique em frente à TV”, recomenda o pediatra Luiz Guilherme Florence, pai de Miguel, membro do Instituto da Família e coordenador do grupo de estudos em desenvolvimento infantil do Hospital Israelita Albert Einstein.

Anúncio

FECHAR

Você

Essa separação, que acontece quando a criança vai para a escola, inicialmente, pode ser até mais complicada para você. “É a partir da falta que se constrói. Essa separação nada mais é do que os tijolos da boa relação entre eles”, define Luiz Guilherme Florence, pai de Miguel, membro do Instituto da Família e coordenador do grupo de estudos em desenvolvimento infantil do Hospital Israelita Albert Einstein. Você deverá explicar que a escola é um lugar legal e que, quando acabar a aula, estará lá esperando por ele”, indica Luiz Carlos Carvalho das Neves, pai de Luciana, da pediatria do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Claro que pode ser o pai, a avó, a babá… O importante é passar segurança a seu filho.

Preocupações comuns

Para noites de sono tranquilo – e sem choro – o ideal é acostumar o bebê, desde cedo, a ter uma rotina – pode ser uma brincadeira, a leitura de uma história ou qualquer coisa que ele associe com a hora de deitar. Essa rotina precisa funcionar para você e toda a família. Depois que ele dormir, e conforme você perceba o comportamento dele, poderá perceber se ele está sinalizando um sono eficaz ou se precisa de um ajuste nos horários. Algumas crianças precisam dormir mais cedo, mesmo que você chegue tarde do trabalho e queira ficar com ela. Se ela dorme cedo e acorda cedo, aproveite para brincar de manhãzinha, quando ele estará mais bem disposto. Nessa fase, ele ainda precisa dormir cerca de 12 horas, entre o sono noturno e sonecas.