Criança

1 ano e 3 meses


Esta fase

Embora as primeiras palavras reconhecíveis variem muito, em geral são nomes ou apelidos de pessoas próximas, bichos de estimação, brinquedos preferidos e partes do corpo. Anote a primeira palavra, seu filho vai gostar de saber mais tarde o que disse primeiro. Ele já consegue fazer traços verticais e horizontais e montar uma torre de blocos, atividade que pressupõe alcançar o bloco, segurá-lo e equilibrá-lo sobre o outro bloco. Pode demonstrar preferência por uma das mãos, mas ainda não de forma definitiva. Alguns podem começar a frequentar escolinhas ou creches. Agora, as crianças têm a tendência mais forte de se apegar aos pais e ficam ansiosas se não os veem por perto, por isso é importante participar da adaptação. Você é o porto seguro dele, fique por perto.

Seu filho

Algumas crianças podem demonstrar interesse em usar o penico, mas não apresse o processo ou ele, em vez de deixar de usar fraldas cedo, pode acabar demorando bem mais para tirá-las. Alguns sinais de que a criança está pronta é usar palavras para nomear o cocô e o xixi, querer imitar os pais no uso do banheiro, mostrar-se incomodado com as fraldas sujas, conseguir manter a fralda seca por períodos longos, avisar que fez cocô ou xixi, ter coordenação para tirar e colocar a roupa. Uma boa opção são as fraldas de treinamento, que a criança pode tirar e colocar como se fosse uma calcinha ou cueca.

Como ajudar

Deixe seu filho se sujar. Massinha (de modelar ou feita com farinha de trigo com água), tinta, areia, lama são brincadeiras que ajudam no processo de retirada da fralda, se não agora, mais para frente. Tenha em mente que a maioria das crianças estará pronta mais próximo do segundo aniversário, então não apresse as coisas.

Anúncio

FECHAR

Preocupações comuns

Quando o pequeno passa a ser uma criança “móvel”, ele começa a se interessar cada vez mais por explorar – mas sem tirar os olhos do pai e da mãe. Se ele perceber que está se afastando da vista de seus protetores, logo volta para eles. Mas, fique tranquilo, isso não demonstra que ele é medroso ou tem alguma fobia, somente faz parte do desenvolvimento do bebê: o chamado medo dese perder. Isso porque ele passa por um medo dobrado, o da ansiedade da separação e o da ansiedade de estar com um estranho. Quando vocês forem ao playground, por exemplo, fique sentado sempre no mesmo banco. Seu filho precisa saber onde você está para se sentir seguro para explorar o ambiente.

Você

Aguente firme os medos, lágrimas e birras do seu bebê. Essa é mesmo uma fase d edescobertas, pequenos tombos e ansiedades. Para fortalecer você, e o pequeno,somente passando por todas as etapas com força e compreensão. É preciso cair para aprender a levantar, ok? Às vezes é complicado segurar a ansiedade, mas é importante tentar. Mantenha o ambiente seguro e deixe-o caminhar. Seu filho já não fica tanto no colo, talvez já não mame e até já vá para a escolinha, mas ainda precisa muito de você. É por meio de suas reações que ele avalia o ambiente. Se você mostrar que ele pode seguir em frente, ele vai seguir. São pequenas separações, que os unem ainda mais.