Bebês

5º mês


Este mês

O meio visual do bebê e sua coordenação melhoram muito nessa fase, além disso ele parecerá ter sido carregado numa tomada 220v já que estará muito mais animado e em constante movimento. Apesar de ainda não conseguir engatinhar, ele já terá força para tentar alcançar um objeto.

Seu bebê

Ele sorri muito mais – principalmente porque percebeu o quanto chama atenção fazendo isso – é já usa o movimento dos olhos como parte de sua comunicação. Os sons que ele emite são mais variados, já que os músculos estão se desenvolvendo e as cordas vocais também. Sons mais longos, como “baba”, já podem começar a aparecer e o bebê já se mostra sensível ao ouvir seu próprio nome – faça isso regularmente

Você

A amamentação continua nesse mês, e traz muitos benefícios não só para o bebê, como para você. “Ela fornece ao bebê todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento e promove a criação de anticorpos maternos. Mas, um ponto em destaque é o contato frequente do bebê com a mãe, do olho no olho e da cumplicidade”, explica a pediatra do Hospital Vitória, Patrícia Rondinelli, mãe de Giovanna e Gustavo. Mas pode ser que sua licença maternidade já tenha acabado e você não sabe como fará com a amamentação. Você pode tirar seu próprio leite e reservá-lo refrigerado para que a criança continue recebendo leite materno como alimento exclusivo até os seis meses de idade. O leite deve ser dado preferencialmente no copinho e não na mamadeira.

Anúncio

FECHAR

Preocupações

Nesta fase nada é seguro nas mãos do seu filho. Ele quer tatear tudo o que vê, desde colares, brincos, mechas do seu cabelo e outros objetos que estiverem ao seu alcance.

Como ajudar

Faça o teste para treinar a coordenação dele: solte um brinquedo, que você fingiu que ia entregar para ele, no chão e pergunte a ele onde está o objeto. Seu bebê certamente olhará para baixo para procurar e, ao encontrar, tentará pegá-lo. Quanta independência, né?