Bebês

4º mês


Este mês

Até agora, seu filho tinha alguns reflexos naturais para essa etapa, como o de preensão, aquele que faz ele segurar com força um dedo que é colocado na palma da mão. Ah, que saudade você terá disso! Agora, seu bebê já escolhe se quer prender ou soltar esse dedo.

Seu bebê

As costas estão mais retas e ele parece bem mais alerta e espertinho: sorri e gargalha quando você faz cócegas nele. Os olhos têm agora uma cor definitiva e as expressões faciais são muito mais marcantes. O controle da cabeça também vai sofrer alterações, já que agora você não precisa mais apoiá-la.

Você

Nessa etapa você ficará ainda mais encantada com seu pequeno, já que até um mês atrás ele fazia sons vocálicos e, agora, já emite sons acompanhados de consoantes e pode unir tudo isso em combinações únicas ,como “ga” e “da”.

Anúncio

FECHAR

Preocupações

Aos 4 meses as coisas se tornam ainda mais fascinantes para ele, que não para de explorar tudo – à sua maneira. Cada novidade o deixa mais animado, e a melhor maneira de conhecer mais esses objetos estranhos, analisando texturas e temperaturas, é os colocando na boca. Por isso, fique sempre muito atenta às mãozinhas dele.

Como ajudar

Já nesta fase seu bebê vai se interessar por objetos e brinquedos diferentes, tudo pode chamar sua atenção. Aproveite a etapa e brinque com ele, a brincadeira é sinônimo de aprendizagem. O esconde-esconde tapando o seu rosto com um pano e depois revelando novamente ajuda a criança a entender permanência de objetos, já que não é só porque o pai ou a mãe se esconde atrás de um objeto que eles não estão mais ali.