Bebês

11º mês


Este mês

Chegou a hora que ele já pode dizer algo como “mama” ou “papa”, ou outras palavras, como o nome de um irmão ou de um bichinho de estimação. Além disso, uma variedade de alimentos do cardápio normal poderá ser introduzida, tais como: queijos, assados de fácil digestão, feijões, frutas, hortaliças, cereais e pão. Mude gradualmente a textura de purês para alimentos cozidos de acordo com seu desenvolvimento. A criança mostrará se está saciada ou com fome. Nunca a force a comer até “limpar o prato”. “O fato de forçar a criança a comer pode promover uma associação negativa com a alimentação, que pode durar para o resto da vida. Comer forçosamente também pode contribuir para a obesidade”, aconselha Lara.

Bebê

Desde qe está no seu útero, o bebê pode ter começado com o hábito de chupar o dedo – e isso permanece até hoje.  Fora isso, ele te chamará para participar das brincadeiras e vai adorar que você também cante e leia uma história. Apesar de tanta diversão, nessa fase muitas vezes o bebê parece mais sério. Isso graças à concentração que ele vem adquirindo. Uma dica? Momento ideal para presenteá-lo com cubos de encaixar.

Você

Possíveis lesões de melasma, que pioraram ou surgiram durante a gestação já podem ser tratadas com mais afinco, com cremes clareadores e peelings. 

Anúncio

FECHAR

Preocupações

A higiene bucal no bebê precisa ser realizada com cuidado sempre após a amamentação ou refeição. Essa limpeza pode ser realizada com uma dedeira de silicone, uma gaze ou uma fralda embebida em água filtrada ou fervida (depois de ter esfriado). Você também já pode utilizar uma escova de dentes própria para a idade da criança. A escovação deve ser feita em movimentos circulares – e bem delicados – para remover os resíduos de leite e alimentos.

Como ajudar

Nesta fase ele provavelmente irá ter o hábito de colocar o dedo na boca. Para acabar com isso, tente perceber em quais momentos ele ainda coloca odedo na boca, e procure conversar e até mesmo impedi-lo de fazer isso – tire, suavemente, o dedo dele da boca e tente entretê-lo com alguma atividade. Repita isso até que ele deixe a mania de lado.