Gravidez

Um é pouco!

Foto: Shutterstock

Publicado em 07/06/2017, às 05h20 - Atualizado às 05h20 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A gravidez de gêmeos é uma surpresa por si só: são poucas as mulheres que desde o início da gestação esperam ter mais de um bebê – ainda mais quando se fala em tri ou quadrigêmeos! Mas acredite: gestações múltiplas são mais comuns do que se pensa, só que, claro, possuem diferenças em relação à gravidez de um único bebê.

A começar pelo peso, talvez uma das maiores dificuldades das mulheres na hora de gerar um bebê. Segundo a ginecologista e obstetra Heloisa Brudniewski, filha de Olga e José, as mães de gêmeos ganham mais peso justamente porque tem mais um bebê na barriga e também porque precisam comer por três ou mais. “Prematuridade, dores no corpo, principalmente na região lombar, são mais intensas do que o habitual. Algumas doenças, como diabetes, hiperemese gravídica e pré-eclâmpsia também são mais frequentes”, explica ela.

Isso significa mais visitas ao obstetra, que vai acompanhar de perto a evolução dos bebês e da gestação em si, até porque, o risco de complicações é maior também. “Quando são duas placentas, ou seja, uma para cada feto, a gestação tende a ter menos riscos de complicações. Em gêmeos não idênticos sempre existem duas placentas, no caso de gêmeos idênticos de 10 – 15 % tem placentas separadas”, diz a enfermeira obstetra Cinthia Calsinski, filha de Marcelo e Evani.

O ponto principal é a intensidade maior dos sintomas da gravidez. Se quem espera um único bebê sente enjoos leves na primeira quinzena, a mãe de gêmeos pode ter enjoos muito fortes seguidos de vômitos, por exemplo. Além disso, existe um desconforto extra por conta do crescimento dos bebês: “Os órgãos internos, como coração, estômago e intestino, precisam se realocar dentro do corpo para abrigar o crescimento uterino, e isso pode ser mais incômodo e algumas vezes doloroso”, completa Cinthia.

Quer saber mais? Então corra para a banca e garanta a sua Pais&Filhos de Junho!

Leia também:

Nascem os gêmeos de George Clooney e Amal Alamuddin

Policial amamenta recém-nascido durante interrogatório do pai

Gravidez: suco de uva traz benefícios para sua saúde e do seu bebê


Palavras-chave

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena