Gravidez

Tosse de grávida

Pesquisa mostra que as gestantes têm mais chances de ter tuberculose

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Um estudo mostrou que as gestantes e as mães que deram à luz há menos de seis meses têm 69% mais chances de ter tuberculose. A pesquisa foi publicada no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, publicação especializada em cuidados respiratórios.

Pesquisadores da Health Protection Agency analisaram mais de 190 mil mulheres nos últimos doze anos, e descobriram que a taxa de tuberculose entre grávidas e mães recentes é de 15.4 em 100 mil, enquanto entre a população no geral é de 9.1 entre 100 mil.

Eles acreditam que a gravidez enfraquece o sistema imunológico da mulher, tornando-a mais susceptível a contrair doenças respiratórias, como a tuberculose. Os especialistas pedem para que estas mulheres fiquem atentas aos sintomas da doença.

Anúncio

FECHAR

A tuberculose pulmonar é causada por uma bactéria, e disseminada pelo ar quando os infectados tossem. Os principais sintomas são tosse intensa por mais de duas semanas, febre, cansaço, falta de apetite e perda de peso.

A doença tem cura, mas o tratamento dura cerca de 6 meses. No Brasil, todos os medicamentos e exames são realizados pela rede pública de saúde.

Pais&Filhos TV