Gravidez

Tapa no visual

Publicado em 26/07/2013, às 19h04 - Atualizado em 19/06/2015, às 08h09 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma das questões que costumam incomodar muitas grávidas está literalmente na cabeça. Pode parecer uma coisa boba, sem importância, mas não é. Quem tem cabelos brancos, mesmo que poucos, sabe a tortura que é se olhar no espelho e ver aqueles fios mais do que indesejáveis brotarem. Ou testemunhar o crescimento daqueles crespos – dos quais nem lembrava mais da existência – e não poder domá-los com uma escova progressiva. Gravidez confirmada, alegria total, mas… Pintar ou não os cabelos, escová-los ou não, eis as questões.

Dermatologistas e obstetras são unânimes ao proibir o uso de produtos químicos nos primeiros três meses de gestação. “Sabemos que tinturas e alisantes têm uma grande quantidade de substâncias tóxicas, como amônia, benzeno, formol e chumbo. E o couro cabeludo pode absorvê-las. Há ainda um outro risco: inalar esses produtos. Por isso, costumo contraindicar qualquer procedimento químico no primeiro trimestre de gravidez”, diz a dermatologista Kátia Roithmann, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e mãe do Eduardo e da Gabriela. 

Até 2011, não havia pesquisas que ligassem a malformação dos fetos aos compostos químicos, mas um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) naquele ano demonstrou uma maior incidência de leucemia em crianças cujas mães usaram tintura no cabelo durante a gestação. Um sinal de alerta. “A dificuldade de se provar a associação entre crianças malformadas e o uso de fármacos e cosméticos é que ninguém fará testes de segurança em grávidas”, salienta Kátia. Na dúvida, melhor dar férias às tinturas e químicos em geral. 

O ideal é que, antes de engravidar, a mulher faça exames de rotina e inicie uma suplementação com ácido fólico (também conhecido como vitamina B9, necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina), que comprovadamente reduz o risco de malformação fetal. “Os três primeiros meses são delicados porque, além de a maioria dos abortos espontâneos ocorrerem nessa fase, é o principal período de formação dos tecidos e órgãos fetais”, afirma o obstetra Márcio Sakita, do Hospital Vitória, em São Paulo, filho de Kazuko e Nassamiti. Nunca é demais lembrar que é essencial também manter uma dieta saudável, praticar alguma atividade física, evitar bebida alcoólica e tabaco e jamais tomar qualquer medicamento sem orientação médica.

Plano B

A partir do segundo trimestre, as coisas mudam um pouco. Para aquelas grávidas que sofrem com os fios brancos, existem alternativas para cobri-los. “Se for muito importante para a autoestima da gestante, tinturas temporárias, como hennas e tonalizantes, podem ser usadas passados os três meses iniciais, mas com uma frequência baixa, de dois em dois meses”, avisa Kátia. Mas a médica ressalta que é preciso verificar a procedência da henna, por exemplo, porque algumas contêm metais pesados na formulação. “Reflexos, luzes e mechas também podem ser liberados a partir do quarto mês, desde que os descolorantes não entrem em contato com o couro cabeludo. Mas sempre peça a opinião do seu obstetra”, recomenda a dermatologista.

A gravidez muda também a textura dos fios porque há um aumento na produção de hormônios. Algumas mulheres ficam com os cabelos mais finos, mas outras veem os fios ganharam mais volume e brilho. Isso graças ao estrógeno, hormônio feminino que estimula os folículos capilares. Então, a dica é aproveitar os benefícios da natureza humana e manter os cabelos sedosos ao longo dos nove meses. “Faça uma hidratação frequente, adote um corte novo e de fácil manutenção”, sugere Kátia. Afinal, nem é tanto tempo assim pra abrir mão de um retoque a mais. 


Palavras-chave
Beleza e Bem-estar

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar