Gravidez

Respira, vai dar certo! Saiba como amenizar a dor do parto

iStock

Publicado em 28/05/2018, às 08h42 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O trabalho de parto não leva esse nome por nada.  Ter um bebê é um trabalho difícil e parte dele é superar a dor, mas não entre em pânico. Há mais maneiras de administrar essa dor e você não precisa escolher apenas uma. “O truque é ter a maior quantidade de ferramentas possível, pois você não sabe o que vai funcionar até que você esteja no trabalho de parto”, diz Kim Hildebrand Cardoso, enfermeira-parteira certificada em Berkeley, Califórnia, e mãe de dois filhos. Portanto, respire fundo e prepare-se para entrar tentar controlar sua dor.

Relaxamento

“A coisa mais importante que você pode relaxar durante o trabalho de parto é a sua mente”, diz Stacey Rees, enfermeira-parteira certificada da Clementine Midwifery, em Brooklyn, Nova York. A ideia é simples – quando você tem medo, você fica tenso, o que piora a dor, o que faz você ficar mais tenso.

Respiração 

Para ficar relaxado, é crucial prestar atenção à sua respiração. Não importa se você está respirando normalmente ou fundo, desde que você esteja focada nela, você encontrará algum alívio. E não se sinta inibida em fazer ruídos altos e estranhos, mas é recomendado dar fortes gemidos de baixa frequência ao invés de gritos de filmes de terror, pois eles tendem a tornar a garganta tensa e apertada, mas isso nem sempre é possível.

Mova-se 

Andar, mudar de posição e rolar em uma bola de pilates pode não apenas aliviar a dor, mas também ajudar seu progresso de trabalho. Em um ambiente hospitalar, estar ligado a monitores pode limitar sua caminhada, mas você ainda pode tentar posições diferentes para aliviar a dor.

Água 

A água morna pode fazer maravilhas para diminuir a dor do parto. E não subestime o poder do chuveiro – o fluxo de água quente irá te manter relaxada e fará uma massagem também. Não existem regras rígidas, mas alguns médicos podem te advertir contra entrar na água em trabalho de parto prematuro (com menos de 4 centímetros) por medo de retardar as coisas.

Massagem 

Mesmo que você não ache que a contrapressão reduza a dor, fazer com que seu parceiro esfregue seus pés ou massageie suas mãos ou costas pode te distrair, relaxar e, em geral, fazer com que você se sinta cuidada, o que é um grande impulso moral.

Leia também:

17 fotos impressionantes de partos cesáreas

7 histórias reais de partos chocantes

Chegou a hora! Como identificar as contrações do parto


Palavras-chave
Saúde Gravidez Beleza e Bem-estar

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho