Gravidez

Quanto tempo depois da indução ao trabalho de parto você dá à luz?

iStock

Publicado em 26/02/2020, às 09h33 - Atualizado em 09/05/2023, às 14h26 por Nathália Martins


Compartilhe:


Na maioria das gestações saudáveis, o nascimento acontece a qualquer momento. Em alguns casos, porém, o seu médico pode decidir intervir e agendá-la para uma indução. Mas isso não significa necessariamente que você está no caminho certo para segurar aquele doce bebê em seus braços; induções podem durar horas e, em alguns casos, até dias. Portanto, se você está programada para uma indução, não deixe de ir ao hospital com muitas coisas para mantê-la ocupada durante esse tempo.

Induções podem durar horas e, em alguns casos, até dias (Foto: iStock)

Claro, você provavelmente está se perguntando, quanto tempo depois de ser induzida você dá à luz? Esta é uma boa pergunta! A verdade é que não há como saber exatamente; depende de vários fatores que trabalham juntos para responder à questão de quanto tempo leva uma indução, começando pelo método pelo qual o médico escolhe para você.

Existem vários métodos diferentes que seu médico pode usar para induzir o parto e eles podem impactar bastante a resposta de quanto tempo tudo isso pode levar. Abaixo, listamos alguns dos métodos mais populares de indução.

Tecnicamente não considerado um método de indução, mas uma maneira de possivelmente ajudar as coisas no final da gravidez, a remoção da membrana envolve “varrer” as membranas do colo do útero durante um exame cervical em consultório. “Foi demonstrado que a varredura de membranas diminui a probabilidade de uma mulher ultrapassar a data prevista para o parto e exigir uma indução do trabalho de parto para a gravidez pós-termo”, diz o Dr. Jackie Stone, um obstetra ginecologista do Maven.

De acordo com Jackie, o amadurecimento cervical é um método de indução usado quando o colo uterino da mulher não está “favorável” à indução (não está dilatado e nem começou a amolecer). Isso pode ser feito como um medicamento ou com um cateter. No caso do medicamento, ele é tomado por via oral ou inserido na vagina, ajudando a diluir e amolecer o colo do útero em preparação para a indução.

Uma maneira de dilatar fisicamente o colo do útero é usar um cateter de Foley. Em vez de tomar medicação, um cateter será inserido e depois inflado com uma solução salina. O cateter pressiona contra o colo do útero, incentivando-o a dilatar. Quando ele é dilatado a 3 centímetros, o cateter de Foley cai por conta própria. Em alguns casos, isso é suficiente para iniciar o trabalho de parto ativo. Caso contrário, seu médico pode recorrer a um método diferente de indução.

Sabe aquela cena dramática de filme em que a bolsa de uma mulher grávida rompe bruscamente? Na realidade, poucas mulheres realmente passam por isso. Mas se o seu médico romper a sua bolsa de água durante a sua indução, você definitivamente vai ter essa sensação.

“Em uma amniotomia, as membranas do paciente (bolsa de água) geralmente são rompidas usando um pequeno gancho de plástico para iniciar o trabalho de parto ou além da pitocina”, afirma Stone.

A pitocina é uma forma sintética de um medicamento normalmente produzido pelo cérebro materno chamado ocitocina. É frequentemente usada para causar contrações uterinas e pode ser muito eficaz para ajudar nas coisas durante o processo de indução.

Depois que você foi induzido, a Dra. Kecia Gaither, obstetra ginecologista, diz: “a consistência, dilatação, ou a posição do colo do útero fará uma estimativa de quanto tempo o processo levará. Portanto, o processo de indução variará dependendo da condição do colo do útero no momento em que a indução começar”.

Portanto, antes que alguém possa responder à pergunta de quanto tempo levará para o seu bebê chegar, seu médico precisará responder a estas perguntas primeiro:

Esses exames internos semanais no final da gravidez podem não ser agradáveis, mas dão ao seu médico uma ideia de como seu corpo está para o trabalho de parto. Se o colo do útero já começou a se dilatar antes do início da indução, há uma boa chance de que as coisas corram mais rapidamente do que se você não estivesse dilatado.

O mesmo vale para a espessura do colo do útero. Seu médico pode fornecer uma porcentagem para indicar quanto seu colo do útero é “apagado” em uma escala de 0 a 100%. Um colo fino é considerado “maduro”, o que é ideal quando se trata de indução.

Já ouviu falar desse termo estranho? Seu médico usa uma pontuação de bispo para determinar quão pronto seu colo do útero está para o trabalho de parto. Ele leva em consideração cada um dos fatores listados acima, além de alguns outros. Essa pontuação pode determinar quanto tempo leva para você dar à luz depois de ser induzido e sua probabilidade de sucesso, diz Stone.
“Sua pontuação inclui vários fatores: dilatação cervical, deslocamento cervical (quão diluído é o colo do útero), quão suave é o colo do útero, a posição do colo do útero (fica mais perto da bexiga ou do cóccix) e estação fetal (quão baixo na pelve está o bebê). Quanto melhor sua pontuação, menor será a sua indução”, ele explica.

Se este não for o seu primeiro filho sua indução provavelmente será muito mais rápida do que se você estivesse parindo pela primeira vez. A Dra. Kate Killoran diz: “Seu corpo parece saber o que fazer na segunda vez. Geralmente o colo do útero fica mais dilatado e apagado. E os tecidos e ligamentos foram esticados desde a primeira vez, então é mais fácil para acomodar outro nascimento”.
Um fato frustrante, mas importante de ser lembrado: nem toda indução termina em um parto normal. “A indução acarreta riscos, sendo um dos mais comuns que a indução não funcione, terminando em cesariana e não em parto normal”, diz Cara Terreri, doula e educadora de parto da Simple Support Birth. Quando você é induzida, seu corpo é artificialmente forçado a entrar em trabalho de parto, provavelmente antes que você e seu bebê estejam prontos. Isso pode levar a um parto paralisado, mais intervenções para acelerar seu trabalho e, em seguida, uma possível cesariana.


Palavras-chave
Família Saúde Gravidez

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"