Gravidez

Pregorexia: Não faz ideia do que seja? A gente te explica!

O nome vem duas palavras: gravidez e anorexia

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

pregorexia

Na edição de janeiro da Pais&Filhos, que está nas bancas, abordamos um assunto muito importante: pregorexia. O nome vem da junção de duas palavras em inglês pregnancy (Gravidez) e anorexia.

“Esse termo se tornou popular em 2008, quando foi usado pela mídia para descrever grávidas que tinham comportamentos radicais para controlar o peso durante a gestação”, explica Fernando Sauerbronn, médico psiquiatra do Hospital Sírio-Libanês, pai de Maria Eduarda.

Anúncio

FECHAR

A patologia pode se relacionar a uma anorexia gestacional. “Seria a distorção da imagem corporal no período da gravidez e, assim, a paciente procura evitar o ganho de peso a todo custo”, exemplifica o psiquiatra.

Alguns comportamentos podem servir de alerta. Dietas radicais, o uso intenso de diuréticos, laxantes e até mesmo induzir o vômito depois das refeições podem ser indícios de Pregorexia.  “Isso pode gerar quadros depressivos, que precisam ser diagnosticados com antecedência para não resultarem em uma depressão pós-parto ou rejeição do bebê”, alerta Erika Narimatsu, ginecologista e obstetra na Gynary Assistência Médica, mãe de Gabriel.

Leia também:

Atenção pais: Não gostar da própria aparência durante a infância pode causar distúrbios alimentares

5 razões para amar o seu corpo depois da gravidez

5 motivos pelos quais ter uma ‘blogueira fitness infantil’ é preocupante

Pais&Filhos TV