Gravidez

Pensa no susto: mãe dá à luz durante um voo

iStock

Publicado em 22/03/2018, às 13h10 - Atualizado em 23/03/2018, às 16h13 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Imagina o desespero: durante um voo entre Havana e Bogotá, uma passageira angolana deu à luz! O piloto foi obrigado a desviar do destino e pousar em Cartagena, na Colômbia. De acordo com um comunicado da companhia aérea, o parto foi auxiliado por um dos passageiros.

Por causa do nascimento prematuro, o bebê está internado. O Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF) está trabalhando com a companhia aérea e outras autoridades para garantir o direito a mãe e bebê.

(Reprodução do Facebook ICBF)

Para que você, grávida, não passe por uma situação complicada como essa, entenda porque não é recomendado viajar de avião no último trimestre da gestação:

Não existe nenhuma contraindicação que impeça a gestante de viajar de avião. Muitas pessoas dizem que é perigoso para o bebê, principalmente durante o primeiro trimestre por risco de aborto. Só que isto é MITO. Se você consultou o seu médico e não possui uma gravidez de risco, tá tudo bem. Pode viajar tranquila.

Segundo o ginecologista e obstetra Élvio Floresti, pai de Gabriela e Guilherme, é recomendado evitar viagens longas de avião após o 7º mês da gravidez. Ao contrário do que muitos pensam, não é por causa de perigos para o bebê – ele está bem protegido dentro da sua barriga – mas sim pelo risco de você entrar em trabalho de parto nas alturas. Já pensou o desespero?

Mas cuidado nunca é demais. Assim como você já cuida dos inchaços com os pés no chão, na aeronave é a mesma coisa. Só que tem um porém: dependendo da viagem você ficará muito tempo sentada, então, bora esticar essas pernas! Caminhe pelo avião. Isso mesmo! Por menor que seja o espaço, dar uma voltinha pelo corredor pode te ajudar a evitar o inchaço nas pernas.

Outra ajuda muito útil, é usar meias elásticas de compressão. Esse tempo com as pernas paradas favorece a ocorrência de trombose. “Grávidas têm 20 vezes mais chances de desenvolver trombose nestes casos”, explica Élvio.

Vai acompanhada? Ótimo! Na medida do possível, coloque as pernas para cima e pode abusar do seu acompanhante: peça massagem nas pernas e pés.

Leia também:

Gestante: 4 cuidados que você deve ter na hora de viajar de navio

Imagina dar à luz dentro do mar! Esta mulher fez isso

Grávidas podem viajar sem neura, sim!


Palavras-chave
recém-nascido Gravidez Viagem

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer