Gravidez

Pasta, escova e gravidez

Quer engravidar rapidinho? Então cuide bem da sua saúde bucal!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Pesquisadores descobriram que quem cuida dos dentes têm chances de engravidar mais rápido

Os minutos que você gasta escovando os dentes podem adiantar em dois meses o sonho da maternidade. Pelo menos foi isso que pesquisadores de uma universidade na Austrália descobriram.

Anúncio

FECHAR

Segundo eles, doenças nos dentes ou gengiva são causadas por bactérias que todos temos na boca, que costumam causar inflamação e infecções nos espaços entre os dentes.

Esta infecção pode cair na corrente sanguínea e causar danos a outras partes do corpo, inclusive retardar o tempo para engravidar. A pesquisa feita com 3.500 mulheres revelou que, aquelas que sofriam com problemas bucais, demoravam cerca de 7 meses para engravidar, enquanto as outras levaram 5 meses.

As doenças na gengiva ainda aumentam o risco de aborto ou nascimento prematuro do bebê, já que as doenças bucais podem aumentar os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto, segundo o dentista Flávio Luposeli, filho de Carmen e Edme.

Se você está pretendendo engravidar, faça uma visita ao dentista e resolva todos os possíveis problemas que sua boca pode abrigar. E tome cuidados extras quando o bebê chegar: a gravidez causa flutuações hormonais que aumentam o risco de gengivite.

As grávidas podem fazer qualquer tratamento dental, a partir do 2º trimestre de gestação. As radiografias devem ser evitadas nos três primeiros meses e o dentista deve atuar em parceria com o obstetra.

Para evitar maiores problemas, mantenha a higiene bucal com uso diário do fio dental, alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista durante os nove meses.

Consultoria: Flávio Luposeli, filho de Carmen e Edme, cirurgião dentista. Tel.: (11) 11- 38858685. www.luposeli.com.br

Pais&Filhos TV