Gravidez

Naiara Azevedo decide congelar óvulos após descobrir menopausa precoce

Reprodução / Instagram @naiaraazevedo

Publicado em 28/09/2020, às 07h52 por Camila Montino


Compartilhe:


Naiara Azevedo, de 30 anos, iniciou um tratamento para congelar óvulos após descobrir em outubro do ano passado, que tinha pré-disposição para menopausa precoce ( que reduz a produção de folículos drasticamente e pode levar até a falência dos ovários) e, por isso, congelou óvulos para garantir a possibilidade de ter um filho.

A cantora diz que sonha em ser mãe (Foto: Reprodução / Instagram @naiaraazevedo)

A cantora diz que sonha em ser mãe. “Descobri em outubro do ano passado que tenho pré-disposição à menopausa precoce e que por isso não posso ter um filho de forma natural. Comecei a fazer tratamento de reposição hormonal para isso e estou fazendo também um tratamento para congelar os óvulos e ter um filho no futuro”, conta em entrevista à Quem.

A vontade de ser mãe, no entanto, foi adiada. “Quando entrei na quarentena, consegui ter essa disponibilidade de horário na minha agenda para tomar as injeções, fazer ultrassom com frequência. Se o meu corpo estivesse ok, talvez eu tivesse engravidado nesta quarentena. Mas vou esperar um pouco ainda. Quando acontecer, vou ser uma mãezona”, disse.

Naiara oficializou a união com Rafael Cabral em uma cerimônia em 2016 (Foto: Reprodução / Instagram @naiaraazevedo)

Naiara ainda falou que outro desejo é voltar aos palcos. A cantora contou que muitos colegas estão passando necessidade por causa da paralisação devido a pandemia do coronavírus. “Temos que voltar logo. Não faz sentido ficar em casa sendo que as praias, restaurantes e academias estão lotados e sem distanciamento social algum. O que me impede de fazer show em lugares abertos com 30% da capacidade? Graças a Deus aqui em casa não vai faltar alimento, mas muitas pessoas que vivem do entretenimento estão passando necessidade. O valor de muitas lives, a gente direciona para essas pessoas. Temos que voltar”, ressalta.

Menopausa precoce

Algumas mulheres só começam a se preocupar com a menopausa precoce quando param de tomar anticoncepcional  e tentam engravidar. Isso porque o uso da pílula mascara os sintomas. Para evitar surpresas desagradáveis levantamos com o doutor Márcio Coslovsky, pai de Beatriz, ginecologista, especialista em reprodução humana cinco coisas que você precisa saber sobre o problema.

1 – Quando a menopausa é considerada precoce?

Consideramos que uma mulher entra em menopausa precoce, quando a última menstruação acontece antes dos 40 anos. O problema atinge 1% da população feminina adulta.

2 – Quais as causas?

A menopausa precoce pode ser primária ou secundária. Do primeiro caso fazem parte as doenças autoimunes, como lúpus; doenças crônicas, como insuficiência renal e endometriose; além da genética, como defeitos no cromossomo X. Dentre as causas secundárias estão as cirurgias pélvicas, tratamentos para câncer, como radio e quimioterapia, e o tabagismo, que podem interferir negativamente no ovário e nos óvulos. Contudo, o mais frequente é que a menopausa precoce não tenha uma causa definida.

3 – Hábitos de vida podem influir?

Sim. O cigarro e o uso de drogas podem comprometer o funcionamento do ovário. Evitar o sedentarismo e ter uma alimentação balanceada são medidas que contribuem com a fertilidade

4 – Como é o tratamento?

Não há reversão para menopausa precoce, mas é possível tratar os principais sintomas como ondas de calor, alterações de humor, ressecamento da pele e insônia, com terapia de reposição hormonal (TRH). O tratamento também ajuda a amenizar o quadro de atrofia genital ocasionada pela perda do estrogênio e da progesterona, responsáveis pela lubrificação.  Para as que pretendem engravidar, se os exames mostrarem que ainda existem óvulos em reserva, a paciente tem a possibilidade de induzir a ovulação através de medicamentos. Para aquelas que não pretendem ter um filho naquele momento, outra saída é o congelamento das células reprodutivas, que garante a juventude do óvulo, mesmo com o passar dos anos. Contudo, as chances de gestação são de 10%. As chances aumentam em até 50%, quando é realizada a implantação de óvulos de outra mulher no seu útero (ovodoação) após eles serem fertilizados em laboratório (Fertilização in Vitro – FIV).

5 – Tomar anticoncepcional pode mascarar a menopausa precoce?

Em teoria pode sim. As mulheres que fazem uso de anticoncepcionais hormonais não vão sentir os sintomas da menopausa, pois estarão recebendo a dosagem de hormônio normalmente através do medicamento. Elas só vão saber se está tudo correto se pararem de usar o anticoncepcional por um tempo e observarem seus ciclos menstruais. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento médico especializado para quem utiliza estes tipos de contraceptivos.

Consultoria:  Dr. Márcio Coslovsky, ginecologista, especialista em reprodução humana e diretor médico da Primordia Medicina Reprodutiva.


Palavras-chave
Saúde e Fertilidade Bebê Família Gravidez Mãe Famosos filho Naiara Azevedo menopausa precoce

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho