Gravidez

Monitoramento do futuro

Publicado em 22/05/2012, às 21h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Já pensou em ficar em casa, enquanto seu médico recebe todas as informações atualizadas da sua gestação? Isso será possível num futuro muito próximo, já que um projeto de pesquisa para desenvolver uma tatuagem que monitora a gestação foi aprovado pela Fundação Bill & Melinda Gates, do criador do Windows.

A novidade foi anunciada pela Universidade de San Diego, na Califórnia. Os professores Todd Coleman e John Rogers comandam o projeto, chamado de Epidermal Electronics for Continuous Pregnancy Monitoring (eletrônicos epidérmicos para monitoramento contínuo da gestação, em tradução livre).

Esta nova “tatuagem” eletrônica do projeto aprovado pela fundação é flexível e deverá monitorar as contrações uterinas, o coração e as taxas de oxigênio do feto, e os batimentos cardíacos e a temperatura do corpo da mãe.

Rogers já havia desenvolvido a chamada “pele eletrônica”, criada para coletar dados de pacientes e atuar no corpo humano, como estimular a musculatura de pessoas que estão deitadas há muito tempo.

Este pequeno dispositivo flexível se parece como um adesivo na pele da futura mãe, cheio de sensores, circuitos e transmissores sem fio. Na primeira fase do projeto, os especialistas irão analisar os resultados da “tatuagem” para determinar se ela funciona melhor do que a atual tecnologia clínica disponível.


Palavras-chave

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Sandy e Lucas Lima falam pela 1ª vez sobre família e volta de casamento

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"