Gravidez

Menstruação no pós-parto

Publicado em 26/09/2014, às 14h05 - Atualizado em 05/04/2016, às 10h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


 

A menstruação – ou melhor, o atraso dela – costuma ser o primeiro sinal de que um bebê está a caminho. A partir do resultado positivo, os próximos meses serão livres de cólicas menstruais, TPM e fluxos de sangue. Até aí, não tem novidade, certo? Mas o que muitas mulheres não sabem e só descobrem na prática é que logo após o parto começa um sangramento que pode durar por volta de 40 dias. “Isso ocorre porque o corpo está eliminando o material que revestia o útero durante a gestação”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli. O fluxo costuma ser mais intenso do que o da menstruação e, em geral, é mais irregular.

Leia também: /mae-tambem-e-gente/mitos-e-verdades-sobre-dores-nas-mulheres

Depois desse período, a mulher ainda pode passar meses sem ovular (consequentemente, sem menstruar), porque os hormônios produzidos durante o aleitamento materno bloqueiam a ovulação. Mas essa regra não se aplica se as mamadas não forem fonte exclusiva de alimentação do bebê. “A menstruação retorna quando o bebê deixa de ser apenas amamentado e passa a receber fórmulas ou comidas sólidas”, diz a ginecologista. Nos primeiros meses, é normal que o fluxo menstrual seja mais intenso e que o sangramento dure mais do que antes da gestação, mas isso se normaliza com o passar do tempo.

Leia também: /mae-tambem-e-gente/a-gravidez-muda-a-menstruacao

Nada de achar que as chances de engravidar não existem durante toda a fase em que você está amamentando! O período mais seguro é de até dois meses após o parto; depois disso, é importante que a mulher procure o seu médico para que ele indique um método contraceptivo. É bom lembrar que a ovulação vai acontecer antes da primeira menstruação pós-parto e isso não dá para prever. Quanto aos sangramentos, fique atenta à volta do ciclo menstrual. Se notar a presença de coágulos, mau cheiro, ou se houver febres e calafrios, procure seu ginecologista.

Fontes: Dra. Erica Mantelli, obstetra e ginecologista e Dra. Flávia Fairbank, mestre de ginecolgia pela FMUSP


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Família

Sandy e Lucas Lima falam pela 1ª vez sobre família e volta de casamento

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"