Gravidez

Mais cirurgia, menos natural

Publicado em 21/11/2011, às 22h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


As mães brasileiras estão optando mais pela cirurgia do que pelo parto natural. É isso que indica o levantamento feito pela Folha de S. Paulo com dados do DataSUS , do Ministério da Saúde.

O setor privado ainda é o responsável pelo grande número do tipo de parto, com cerca de 80% das crianças nascendo em uma sala cirúrgica. Mas até os hospitais públicos têm registrado um aumento nas cesáreas – nos últimos dez anos, o número passou dos 24% para 37% dos nascimentos.

Entre um dos motivos para este crescimento da cesárea no Brasil pode ser a comodidade das mulheres que trabalham, a dificuldade em conseguir um quarto quando estas mulheres entram em trabalho de parto e a agenda dos médicos, que preferem marcar o nascimento do bebê.

Em casos específicos, a cesárea pode trazer benefícios para as mães e bebês, mas quando ela é feita sem ao menos a mulher entrar em trabalho de parto, o nascimento (e até a infância) do pequeno e a saúde da mãe podem ser mais prejudicados do que o previsto.

Para a mulher, a cesárea desnecessária pode aumentar as chances de internação na unidade de terapia intensiva após o parto e de ter depressão depois do parto. Já para o bebê, diabetes e obesidade são apenas algumas das consequências de um parto feito cirurgicamente antes do tempo.

A cesárea é mais rápida que o parto natural (todo o procedimento leva em torno de 50 minutos), mas a recuperação da mulher é mais complicada. Optando por uma cesárea eletiva, a mãe também corre o risco de dar à luz antes da gravidez estar completa , já que não entra em trabalho de parto.


Palavras-chave

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha