Publicado em 21/11/2011, às 22h00 por Redação Pais&Filhos
As mães brasileiras estão optando mais pela cirurgia do que pelo parto natural. É isso que indica o levantamento feito pela Folha de S. Paulo com dados do DataSUS , do Ministério da Saúde.
O setor privado ainda é o responsável pelo grande número do tipo de parto, com cerca de 80% das crianças nascendo em uma sala cirúrgica. Mas até os hospitais públicos têm registrado um aumento nas cesáreas – nos últimos dez anos, o número passou dos 24% para 37% dos nascimentos.
Entre um dos motivos para este crescimento da cesárea no Brasil pode ser a comodidade das mulheres que trabalham, a dificuldade em conseguir um quarto quando estas mulheres entram em trabalho de parto e a agenda dos médicos, que preferem marcar o nascimento do bebê.
Em casos específicos, a cesárea pode trazer benefícios para as mães e bebês, mas quando ela é feita sem ao menos a mulher entrar em trabalho de parto, o nascimento (e até a infância) do pequeno e a saúde da mãe podem ser mais prejudicados do que o previsto.
Para a mulher, a cesárea desnecessária pode aumentar as chances de internação na unidade de terapia intensiva após o parto e de ter depressão depois do parto. Já para o bebê, diabetes e obesidade são apenas algumas das consequências de um parto feito cirurgicamente antes do tempo.
A cesárea é mais rápida que o parto natural (todo o procedimento leva em torno de 50 minutos), mas a recuperação da mulher é mais complicada. Optando por uma cesárea eletiva, a mãe também corre o risco de dar à luz antes da gravidez estar completa , já que não entra em trabalho de parto.
Família
Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”
Família
Filhas de Marcos Mion e Ticiane Pinheiro surgem juntas em jantar de luxo e chamam atenção
Notícias
Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Notícias 📣
Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"
Família
Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”
Notícias
Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles