Gravidez

Mãe perde os dentes durante gravidez por condição rara que causa vômitos incontroláveis

Shutterstock

Publicado em 14/06/2021, às 12h40 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Um dos sintomas de gravidez mais comuns e conhecidos é o enjoo, principalmente durante o período da manhã. Enquanto algumas mulheres pouco sentem as náuseas, outras sofrem com o problema – foi o caso de Louise Cooper. Ela passou muito mal ao longo da gestação e os vômitos foram tantos que ela acabou perdendo seus dentes, que ficaram desgastados.

Sua primeira gravidez aconteceu aos 19 anos, enquanto ela trabalhava como babá em um resort de esqui na França. Ela descobriu a gestação com 3 semanas. Em entrevista ao portal “The Metro”, Louise contou que foi diagnosticada com Hiperêmese Gravídica, uma condição rara, que afeta cerca de 1% das gestantes e que causa vômitos intensos e incontroláveis.

Uma semana após descobrir a gestação, ela começou a vomitar muito e a condição piorou tanto que Louise precisou voltar ao Reino Unido. Em seguida, ela foi hospitalizada por por desidratação e diagnosticada com hiperêmese gravídica.

Ao longo da gestação, a condição de Louise se agravou e ela precisou ficar de cama. “Eu não conseguia comer, beber, andar, ficar de pé, me mover ou mesmo levantar a cabeça sem vomitar”, desabafou. Para ela, toda a situação foi mentalmente desgastante – ela chegou a cogitar interromper a gestação porque não conseguia mais lidar com os problemas de saúde.

Louise sofreu com Hiperêmese gravídica (Foto: Shutterstock)

“O único motivo pelo qual não segui adiante foi porque um médico consultor me iniciou um tratamento com esteróides, que continuei durante a maior parte da minha gravidez e depois foi diminuindo gradualmente”, contou. Juntamente desses medicamentos, ela tomava outros três remédios para cortar enjoo. Em 37 semanas de gravidez, Louise conta que foi ao médico pelo menos 25 vezes para cuidar do problema.

Foi durante a 16ª semana também que o primeiro dente de Louise caiu, e ao longo do terceiro trimestre ela perdia pelo menos um dente por semana. O dentista da mãe de primeira viagem aconselhou que ela fizesse uma cirurgia para resolver o problema após o nascimento do bebê. Cinco meses depois do parto, ela realizou um procedimento para retirar os dentes que restaram em sua boca e logo em seguida já recebeu as próteses.

Algum tempo depois do nascimento do primeiro filho, Louise e o marido decidiram ter um segundo bebê. Ela passou novamente por complicações causadas pela hiperêmese gravídica, além de uma infecção de bexiga, mas graças aos medicamentos ela conseguiu lidar com o problema e deu à luz seu segundo filho, que nasceu saudável.

Uma coisa que fez toda a diferença foi o apoio que Louise recebeu de outras mulheres que já haviam sofrido com hiperêmese gravídica durante a gestação. Quem a ajudou a encontrar essas pessoas foi a mãe de Louise, que entrou em contato com o Pregnancy Sickness Support, uma instituição de caridade. Além disso, durante a segunda gestação ela pôde contar com maior apoio de família, amigos e do próprio hospital.


Palavras-chave
Gravidez enjoos na gravidez hiperemese gravidica vômito

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar