Gravidez

Grávida pode tomar refrigerante? Saiba quais são permitidos e a quantidade indicada por dia

Shutterstock

Publicado em 28/07/2022, às 08h47 - Atualizado às 08h47 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Depois que os dois risquinhos no teste de gravidez apontam que uma nova vida está se formando dentro do corpo da mulher, muita coisa muda: os exames passam a fazer ainda mais parte da rotina, os exercícios físicos entram em cena de um jeito diferente e, principalmente, a alimentação dessa futura mãe passa a ser vista com maior atenção – afinal, é importante garantir que o bebê receba todos os nutrientes necessários para se desenvolver de maneira saudável.

Tirar um alimento dos seus hábitos ou não durante a gestação vai depender muito do que for orientado pelo seu obstetra e de como seus exames estiverem. Mas, uma coisa é certa: algumas coisas que você consome vão diminuir de quantidade ao longo desses 9 meses em que você está carregando seu filho no útero. Uma delas, por exemplo, são as bebidas à base de cafeína.

Para uma gravidez saudável, é importante mudar alguns hábitos alimentares (Foto: Shutterstock)

Quais são as bebidas que possuem cafeína na composição?

Café, refrigerantes à base de cola, energéticos e alguns tipos de chás entram na lista de bebidas que possuem cafeína na composição e que não são terminantemente proibidos, mas pedem uma quantidade certa para serem consumidos pela grávida. Isso porque essa substância é altamente estimulante, e podem até provocar taquicardia no bebê.

“É preciso analisar os sintomas durante a gestação, pois o café pode trazer sensibilidade estomacal. A bebida em excesso não é recomendada, assim como água. Grávidas podem tomar 3 xícaras de café ao longo do dia, em horários espaçados e longe das refeições, pois ele pode afetar a absorção de ferro, nutriente muito importante durante a gestação”, comenta dra. Elaine de Pádua, nutricionista pós-graduada em doenças crônico-degenerativas, mestre pela UNIFESP, autora do livro “O que tem no prato do seu filho”, colunista da Pais&Filhos e mãe de Rafaella e Isabella.

Grávida pode tomar refrigerante?

Sabemos que um almoço de domingo com a casa cheia de pessoas queridas, reuniões de família e até mesmo um lanchinho da tarde pode abrir a vontade de tomar um pouco de refrigerante. A boa notícia é que você não precisa ficar só no desejo: quando consumida com moderação, seguindo protocolos médicos, a cafeína pode trazer benefícios.

Quantidade de refrigerante que a grávida pode tomar

(Grávida pode tomar refrigerante? Saiba quais são permitidos e a quantidade indicada por dia (Foto: Shutterstock)

Principais fontes de cafeína

A quantidade de cafeína em cada um desses alimentos pode variar muito. O café, por exempli, pode ter de 29 a 176 miligramas de cafeína por xícara. No chá, esse número vai de 8 a 107mg/xícara; no chocolate, 5 a 10mg; no refrigerante de cola, de 32 a 65mg em 360 ml.

Qual a quantidade de cafeína que a grávida pode tomar?

As recomendações médicas sobre ingestão segura de cafeína variam de 150mg a 300mg por dia. Isso equivale a três xícaras pequenas de café expresso, de 60 ml cada. De acordo com a associação American College of Obstetricians and Gynecologists, 200 miligramas de cafeína é uma quantia que parece não oferecer riscos como perda gestacional ou parto prematuro. Antes de começar a tomar a bebida, converse com seu médico.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Veja os chás que a grávida não pode tomar

Consultoria: dra. Fernanda Pepicelli, ginecologista e obstetra da Clínica MedPrimus e mãe de Rafael; dra. Elaine de Pádua, nutricionista pós-graduada em doenças crônico-degenerativas, mestre pela UNIFESP, autora do livro “O que tem no prato do seu filho”, colunista da Pais&Filhos e mãe de Rafaella e Isabella; dra. Flávia Montanari, nutricionista infantil da Liga da Cozinha Afetiva. 


Palavras-chave
Saúde Alimentação Desenvolvimento Gravidez Maternidade Gestação Mãe

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Filha recém-nascida de Fernanda Paes Leme ganha joia luxuosa de Giovanna Lancellotti