Gravidez

Futuro pai cria ‘ultrassom popular’

Engenheiro desenvolve máquina de baixo custo inspirado na gravidez da esposa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

17/09/2012

O novo aparelho tem o tamanho de um mouse e pode ser conectado via USB a qualquer computador para mostrar imagens do feto na barriga da mãe. A fabricação do ultrassom portátil custa de 30 a 40 libras (R$98 a R$130), enquanto a das máquinas tradicionais fica entre 20 mil e 100 mil libras.

A ideia de popularizar o ultrassom começou com a gravidez da esposa do engenheiro eletrônico Jeff Neasham. "Eu estava sentando com minha mulher vendo nosso bebê na tela e percebemos o quão privilegiados éramos por ter acesso a esse tipo de cuidado", disse ele à BBC Brasil. O engenheiro conta que a sugestão de que ele aplicasse seus conhecimentos teóricos para tornar esses aparelhos mais acessíveis veio de sua esposa.

Anúncio

FECHAR

O objetivo era desenvolver algo que pudesse ser produzido a um custo semelhante aos Dopplers manuais (que monitoram os batimentos cardíacos do feto), usados pela maioria das parteiras. Neasham afirma que, apesar de mostrar a posição do bebê no útero, as imagens do ultrassom portátil ainda não são capazes de mostrar o sexo dele.

A Universidade de Newcastle anunciou que está procurando colaborações com empresas e indústrias para começar a comercializar o novo produto.

 

Pais&Filhos TV