Gravidez

Febre na gravidez é motivo para se preocupar

Publicado em 28/10/2013, às 13h28 - Atualizado em 20/07/2022, às 12h48 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A gravidez deixa o sistema imunológico mais frágil e mais vulnerável a doenças. Por isso, a febre pode acontecer, mas você não deve ignorá-la, já que pode representar riscos para tanto para a grávida quanto para o bebê.  Se acontecer nas primeiras semanas, a febre muito forte pode causar malformação do feto – o que não é comum – e aborto espontâneo, se a temperatura permanecer alta por muito tempo.

Quem já está na reta final da gravidez pode passar por um parto prematuro. Foi o que aconteceu com a jornalista e blogueira Sofia Benini, mãe de Mabi e Alfonso, que teve uma infecção na 36ª semana. O segundo filho nasceu prematuro por causa da febre alta da mãe, que chegou a 40 graus. Tudo começou com sintomas de gripe, mas rapidamente Sofia estava delirando. A crise durou cerca de uma hora e, quando chegou ao hospital, os exames constataram que o líquido amniótico estava baixo demais, o que pode acontecer em caso de

“Fiquei no hospital para me hidratar e esperar que o líquido voltasse ao normal. No dia seguinte os novos exames e o ultrassom mostraram que o risco ainda era grande porque o líquido continuava em baixa e minhas plaquetas estavam caindo”, conta Sofia, que teve que fazer cesariana de emergência.

O ginecologista Sang Cha, pai de Guilherme, Jorge e Lara, explica que a febre eleva a produção de Prostaglandinas – substância que induz a contração muscular –, causando a contração do útero e contribuindo para o parto prematuro ou o aborto no início da gravidez.

 É preciso ficar atenta e, a qualquer alteração na temperatura corporal, avisar o médico, por mais simples que pareça. “Antitérmico para grávida é paracetamol, e depois de medicada, é preciso tirá-la do estado febril o mais rápido possível”, afirma o doutor Sang.

Outras recomendações são: tomar banhos com água morna, ficar em local ventilado e manter uma dieta leve. A febre causa desidratação, por isso ingerir bastante líquido vai ajudar a se recuperar. Se nada disso resolver e a febre não baixar, a solução é não perder tempo e correr para o hospital.

Consultoria: Dr. Sang Cha – especialista em medicina fetal e diretor da Embryo Fetus, Centro de Reprodução Assistida.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"