Gravidez

Saiba tudo sobre a diástase, distensão abdominal que a cantora Sandy teve na gravidez

Sandy e o irmão que foi sua dupla por tantos anos, Junior

Publicado em 21/08/2015, às 14h41 - Atualizado às 16h24 por Adriana Cury


Compartilhe:


Sandy e o irmão que foi sua dupla por tantos anos, Junior

Recentemente, a cantora Sandy revelou que durante sua gravidez ela teve um afundamento do abdômen provocado pelo estiramento dos músculos, a diástase. Esse tipo de caso atinge aproximadamente 37% das mulheres e pode acontecer tanto por causa de uma cirurgia quanto por causa da gravidez. Imagine uma linha vertical que começa logo abaixo dos seios e vai até o púbis. É em toda essa região que ocorre o afastamento dos músculos.

“Qualquer mulher pode desenvolver esse problema, mas é mais frequente em mulheres obesas e grávidas. No caso das grávidas, esse quadro vai depender do ganho de peso que a mulher teve durante o período de gestação”, explica Sandro Lemos, cirurgião plástico pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Alguns indícios mostram que as mulheres sedentárias acabam sofrendo disso também, já que a musculatura fica mais frouxa e o abdômen mais flácido. “No entanto, estudos científicos não conseguiram comprovar que a prática de exercícios físicos antes e após a gravidez possa retroceder ou impedir a diástase”, afirma o especialista.

Por que a diástase acontece?

A diástase é um quadro de resposta ao crescimento lento e progressivo do bebê no útero da mãe. É considerada comum, principalmente no final da gravidez. Muitas mulheres procuram até cirurgias, como abdominoplastia ou miniabdominoplastia. Se o caso for muito grave, exercícios mais específicos podem minimizar a aparência. Se você optar pela cirurgia plástica, só pode fazê-la quando não quiser mais engravidar.

Os recém-nascidos também podem passar por casos de diástase, principalmente os prematuros, porque os músculos ainda não estão bem desenvolvidos. “Isso é corrigido pelo próprio corpo ao envelhecer, não causa quaisquer danos ao bebê e não necessita de tratamento cirúrgico”, conta Sandro Lemos.

Saiba como prevenir

Controle de peso é a primeira coisa que pode evitar esse problema, principalmente durante a gestação. Lembre-se de que essa história de que você está comendo por dois é puro mito, alimentação balanceada é necessária! Mas não precisa ficar tão preocupada, porque a diástase não causa danos à saúde, é um problema estético que pode ser resolvido, se você quiser.

Se você já planeja ter filhos, tente fazer exercícios que fortaleçam a musculatura do abdômen, como abdominais. Se você já está grávida, procure seu médico para saber que tipo de fisioterapia você pode fazer, sempre com acompanhamento profissional.


Palavras-chave
Saúde Beleza e Bem-estar

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho