Gravidez

Cuidado com o sol na gestação

Com a gravidez, aumenta a pigmentação da pele e você corre o risco de ficar com manchas se não usar filtro solar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Usar filtro solar e proteger-se do sol é importante sempre, em qualquer situação ou idade. Mas, após três meses de gravidez, é muito comum aparecerem no rosto algumas manchas castanhas, geralmente localizadas nas bochechas, na testa ou na região do buço. São chamadas de cloasma e atingem de 50% a 70% das grávidas. Os hormônios e a própria placenta, na gravidez, podem produzi lipídios que estimulam a produção dessas manchas.

E o sol só faz piorar o problema. Não é preciso fugir dele. Pelo contrário: o sol traz benefícios, já que ajuda o organismo a absorver vitamina D. mas é importante tomar alguns cuidados. Na hora de escolher seu filtro solar, prefira fórmulas hipoalérgicas desenvolvidas para grávidas.

Como durante a gestação a capacidade de absorção da pele é maior, é importante tomar cuidado com as substâncias contidas em todos os produtos que for aplicar, pois eles podem ser prejudiciais para você e para o seu bebê. Além disso, escolha um que seja compatível com seu tipo de pele. Mulheres com tendência a oleosidade e acne, por exemplo, podem usar protetor solar não-comedogênico (que não obstrui os poros).

Anúncio

FECHAR

É essencial que o filtro contenha proteção contra os raios UVA, que, apesar de não provocarem queimaduras, destroem as fibras de colágeno e a elastina da pele e são responsáveis pelas manchas.

O FPS (fator de proteção solar) deve ser, no máximo, 35, que confere proteção e é seguro para a gestação. Isso porque, quanto maior o fator de proteção, mais produtos químicos estão presentes na fórmula.

O ideal é passar filtro solar no rosto duas vezes ao dia, 30 minutos antes de se expor ao sol. Agora, se você for dar um passeio ao ar livre ou pegar uma praia, não se esqueça se passar no corpo todo também. Mesmo produtos à prova d’água devem ser reaplicados a cada mergulho ou em caso de haver transpiração excessiva.

E não se esqueça de mãos, pés e, claaaro, da barriga. Mesmo na cidade, indo para o trabalho, seguindo a rotina do dia a dia, não deixe de usar o filtro sempre.

As manchas podem aparecer até mesmo pela exposição à radiação de lâmpadas ou à tela do computador.