Gravidez

Como pode? Mp3 intravaginal faz bebê ouvir música dentro do útero

O Babypod é um dispositivo para conectar ao celular ou aparelho sonoro

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

babypod

O dispositivo é inserido como se fosse um absorvente interno (Foto: Divulgação)

Durante os primeiros meses de vida, a musicoterapia tem efeitos positivos no desenvolvimento das crianças e ainda na gestação, pode ajudar a relaxar e tranquilizar o bebê. Mas você sabia que realmente dá para proporcionar isso antes do nascimento, dentro do útero?

Leia também

9 benefícios que a música proporciona às crianças

Anúncio

FECHAR

Aulas de música na infância têm efeito duradouro para a mente

5 respostas que toda mãe precisa saber sobre os efeitos da música durante a gravidez

Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, a música também possibilita criar um reflexo condicionado intrauterino. Isso significa que dá para o bebê associar determinado som ao momento de relaxamento e carinho da mãe e do pai sempre que escutá-lo, mesmo antes de nascer.”Utilizando essa mesma técnica após o nascimento, a mãe pode acalmar o bebê quando ele estiver um pouco agitado ou mesmo com cólica”, diz o médico.

Existe um dispositivo de transmissão de música intravaginal, o Babypod, para que os bebês possam ouvir sons com clareza na barriga da mãe. “O espaço que existe entre o aparelho e o bebê é muito menor do que uma música colocada próximo da barriga, onde temos várias camadas até o som chegar, e ele pode ficar distorcido”, diz Domingos.

babypod2

É sempre necessário consultar seu médico para saber se o aparelho é seguro para você (Foto: Divulgação)

Não é preciso esperar seu filho poder ouvir para usar o Babypod. “O bebê começa a escutar entre a 23ª semana e 25ª semana da gestação, porém antes disso ele consegue sentir a vibração dos sons”, afirma. Feito de silicone e vem acompanhado de fones de ouvido comuns, para que a mãe possa ouvir a mesma música que a criança.

O obstetra explica que o dispositivo é seguro e que a mulher pode colocar sozinha, como se fosse inserir um absorvente interno. A outra ponta fica conectada no celular ou mp3 player. Vale lembrar: é claro que é preciso procurar o médico antes de utilizar, para que ele avalie se não vai trazer riscos para sua gestação.