Gravidez

Como calcular o período fértil? Veja qual é o melhor momento para engravidar

Getty Images

Publicado em 05/07/2022, às 12h05 - Atualizado às 12h20 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Para quem está tentando ter um bebê, a chegada da menstruação pode ser um banho de água fria nos ânimos – afinal, a ideia é que ela não dê as caras por um bom tempo. Mas, o ciclo menstrual é um indicador importante de como está a fertilidade da mulher e se está tudo funcionando da maneira correta com o corpo dela. Por isso, é extremamente importante fazer um acompanhamento com um especialista no assunto.

Se engravidar faz parte dos seus planos para formar a sua família, você provavelmente já está familiarizada com o termo “período fértil” e quais são as janelas que indicam o momento mais preciso do seu ciclo para conseguir gerar um bebê. Essa expressão é usada para calcular o intervalo de tempo em que a a mulher está mais fértil, o que acarreta em maiores chances de ocorrer uma gravidez.

O período fértil é o momento do seu ciclo em que há mais chances de conseguir engravidar (Foto: Getty Images)

O que é fertilidade?

Antes de entender quando ocorro o período fértil, é preciso saber o que é fertilidade. Na prática, é a capacidade de engravidar naturalmente, por meio de relação sexual. Para que um casal tenha um bebê, é preciso que os dois sejam considerados férteis. Em outras palavras, isso significa que tanto o homem quanto a mulher precisam estar saudáveis o suficiente e ter as condições biológicas necessárias para ter um filho. Ou seja: isso significa que a dificuldade de gerar uma criança não é só da mulher (como muitas vezes é apontado).

O que é período fértil?

É o momento do ciclo da mulher em que ela tem mais chances de engravidar. Ele acontece cerca de 14 dias 14 dias antes da menstruação começar e pode durar por até uma semana, mas esse período pode variar – afinal, cada organismo funciona de uma maneira. Quando o histórico é de menstruação irregular, é um pouco mais complicado calcular quando ocorre o período fértil daquela mulher.

Logo no primeiro dia da menstruação se inicia a fase folicular. Ela dura até a próxima etapa do ciclo, que é a ovulação e principal fator para que seja possível acontecer uma gravidez porque é o momento em que o óvulo é liberado e pode ser fertilizado pelo espermatozoide. Depois que isso acontece, começa a fase lútea, quando há uma maior produção de progesterona para que o corpo se prepare para engravidar. Quando a gestação não ocorre, o ciclo se inicia novamente e a mulher menstrua.

O período fértil acontece alguns dias antes e depois da ovulação, momento em que o óvulo é liberado para ser fecundado pelo espermatozoide (Foto: Reprodução Flo)

Como calcular o período fértil

Existe um cálculo estimativo para saber quando o seu período fértil pode acontecer. Ele leva em consideração um ciclo que dura 28 dias e, por isso, podem haver variações para encontrar a data certa. A conta pede que a mulher considere 14 dias a partir do primeiro dia de menstruação para que a ovulação aconteça. Então, você pode considerar que seu período fértil ocorre três dias antes e três dias depois disso. Lembrando que isso pode variar de mulher para mulher.

Teste de ovulação

Um dos mecanismos que aumentam as chances de saber qual o melhor momento para engravidar é realizando o teste de ovulação. Ele pode ser comprado em farmácias e ajuda a mulher a identificar de forma mais precisa os dias do ciclo em que está fértil porque detecta o aumento do hormônio LH, que só acontece durante o período fértil. É cerca de 12 horas a um dia depois do pico do LH que acontece a ovulação.

Você pode começar a realizar o teste alguns dias antes do que você estima ser o seu período fértil. Usar aplicativos que acompanham o ciclo menstrual é uma boa alternativa para ter essas datas mais precisas. Faça o teste sempre no mesmo horário do dia para ter uma maior assertividade e o indicado é usar sempre a primeira urina do dia, porque ela estará mais concentrada.

ODe acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade atinge aproximadamente 15% da população (Foto: Shutterstock)

Acho que sou infértil, o que fazer?

Nem sempre o tão sonhado positivo nos testes de gravidez dá as caras com facilidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade atinge aproximadamente 15% da população – o que significa que, de cada cinco casais, um deles têm problemas para engravidar. E existem diversos fatores que podem atrapalhar a evolução de uma gestação. Para as mulheres, as principais causas podem ser:

Mas, como já foi falado anteriormente, a dificuldade para engravidar não pode ser considerada uma responsabilidade apenas da mulher. Homens também estão sujeitos à problemas que acarretam na infertilidade – por isso, o peso jamais deve cair somente sobre os ombros daquela futura mãe. Essas são as possíveis causas de fertilidade baixa em pessoas do sexo masculino:

Um casal só é definido como infértil depois que não consegue engravidar após um ano tentando. Depois que isso acontece, é necessário buscar um especialista para que tanto a mulher quanto o homem sejam submetidos a exames investigativos para tentar encontrar a causa da infertilidade. Depois disso, é possível discutir quais são as maneiras de engravidar – além da natural – para poder realizar o sonho da dupla de ter um filho.

Consultoria: Dr. Emerson Cordts, ginecologista especializado em cirurgia endoscópica e em reprodução humana pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia); Dr. Igor Padovesi, médico ginecologista e obstetra, pai de Beatriz, Guilherme e Cecília.


Palavras-chave
Gravidez engravidar período fértil calcular período fértil como calcular o período fértil

Leia também

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho