Gravidez

Cicatriz da cesárea pode virar queloide?

Publicado em 25/07/2013, às 17h32 - Atualizado em 22/03/2016, às 09h16 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Não é incomum que a primeira cirurgia pela qual passamos na vida seja a cesárea. A sua está marcada e, como se não bastassem todas as preocupações pré-parto, você se pergunta como será que vai ficar essa cicatriz? Uma das dúvidas mais frequentes responde pelo nome de queloide que, na prática, significa uma cicatriz elevada, endurecida, marrom e, às vezes, dolorosa ou irritante, a ponto de causar coceira.

Após três meses da cirurgia, é que se inicia a formação do queloide. Nesta fase a compressão com o elástico da calcinha em cima da cicatriz da cesariana (chamada Pfanestiel) é fundamental para melhorar a cicatrização e evitar o queloide. Esta é uma dica simples e que vai ajudar muitas mulheres. Se começar a coçar ou doer procure logo um cirugião plástico, quanto antes iniciar o tratamento mais fácil resolver o problema, porque o queloide não para de produzir colágeno, assim ele não para de crescer.

O que é

Uma doença da produção de colágeno específica de cada pessoa, isto é, independente do cirurgião, do fio ou dos cuidados durante a cirurgia o queloide pode aparecer. Para piorar, ela cresce e ultrapassa os limites do corte da cirurgia de forma irregular, para cima e para os lados.

Qual o biotipo de mulher mais propenso a desenvolver?

Negras e orientais apresentam maio propensão. As regiões mais frequentes são orelhas, ombros e região do meio do peito (esterno). A idade também influencia, adultos jovens são mais acometidos que crianças e idosos.

Como se trata?

O tratamento não é específico e não há um consenso, pode-se tratar à base de compressão, uso de corticóides (pomadas, fitas adesivas, injeção) e até Betaterapia (radiação superficial que penetra a pele só 4 mm no máximo) ou associar os tratamentos. Mas mesmo após um ano o queloide pode voltar. Neste caso mais raro são recomendadas cirurgia e radioterapia.

Uma maneira de enganar o queloide depois que ele se instala é fazer um nova cirurgia e deixar as bordas do queloide para evitar a formação de novo, assim o organismo não identifica a que foi submetido a cirurgia e não há estimulo no local evitando o aparecimento de novo queloide. Porém, mesmo com os tratamentos, o queloide pode voltar em uma porcentagem grande.

Consultoria: Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico em Curitiba, PR.


Palavras-chave
Saúde Beleza e Bem-estar

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer