Gravidez

Alimentos crocantes e tostados prejudicam a saúde do bebê

Toxina atrapalha o desenvolvimento dos recém-nascidos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

24/10/2012

Você sabia que existe um elemento invisível, inodoro e muito prejudicial escondido na sua comida? O nome não é comum, porém merece a sua atenção. A acrilamida é uma neurotoxina causadora de câncer em animais, e segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, provavelmente também seja cancerígena para os seres humanos. Essa substância aparece nos alimentos que menos esperamos e que consumimos diariamente.

Pesquisas recentes mostram que o consumo de acrilamida durante a gravidez pode fazer com que o bebê nasça abaixo do peso e tenha a cabeça menor do que o normal. O consumo também pode ser relacionado com doenças cardíacas, diabetes, atraso no desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso. Segundo o portal Daily Mail, um estudo realizado por universidades e centros de pesquisa da Europa analisou mais de mil mulheres grávidas e recém-nascidos. Os resultados são os primeiros a demonstrar uma ligação clara entre a acrilamida nos alimentos e a saúde dos bebês.

Anúncio

FECHAR

O elemento se forma naturalmente em alimentos ricos em amido e carboidrato, quando são fritos, assados, grelhados ou tostados em temperaturas maiores do que 120ºC. Os piores são batata frita, chips, pão torrado, cereais, bolachas e alguns cafés. Os pesquisadores querem provar futuramente que consumir acrilamida pode ser tão prejudicial para a saúde quanto fumar. 

Pais&Filhos TV