Gravidez

8 florais que podem deixar sua gravidez mais tranquila

Tratamento natural que pode ser uma alívio para sentimentos como medo e insegurança

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A gravidez traz consigo uma enxurrada de sentimentos. Muito disso por conta dos hormônios que ficam mesmo diferentes nesta fase, mas, também, porque gerar uma criança traz questões complexas: dá medo, insegurança, incerteza… É normal. Mas isso acaba se manifestando de forma mais forte em algumas mulheres. E você não precisa passar por isso como se fosse uma punição. A busca pelo equilíbrio é sempre bem-vinda e só traz benefícios.

Os Florais de Bach

O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.

Anúncio

FECHAR

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.

Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.

A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.

O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.

A seguir, alguns florais que podem ser usados durante a gravidez:

Gentian: é a essência que ajuda a seguir em frente, mesmo diante dos obstáculos. Pode ser usado quando há um quadro de angústia e desânimo proveniente da fadiga ou de situações como a pressão alta, que às vezes acomete as mulheres grávidas.

Holly: é o floral que traz aceitação e dissipa o medo. Pode ser usado quando acontece uma gravidez inesperada.

Larch: proporciona autoconfiança e autoestima. É indicado quando a mulher duvida de sua capacidade de dar conta da tarefa de ser mãe.

Mimulus: traz a certeza de que tudo vai correr bem; é ideal quando a gestante passa a ter medo ao pensar demais se o bebê vai nascer com saúde – uma situação comum quando a mulher engravida após os 40 anos.

Mustard: Recomendado em casos de melancolia pós-parto ou em quadros de tristeza. Esse floral dissipa o que parece negativo, ajudando a retomar alegria e a paz.

Olive: ajuda no resgate da energia vital. Perfeito para quando a mãe sente déficit de energia, por estar muito cansada, por exemplo.

Rescue Remedy: afasta o estresse; é o floral do resgate e do socorro emergencial.

Walnut: Este floral pode acompanhar a gestante em todas as fases da gestação, pois ajuda a trabalhar a adaptação (do corpo, dos aspectos psíquicos etc).

Pais&Filhos TV