Gravidez

7 mitos e verdades sobre o pós-parto

Publicado em 19/11/2015, às 13h09 - Atualizado em 01/12/2015, às 07h45 por Adriana Cury


Compartilhe:


Do momento em que o bebê nasce até a próxima ovulação da mulher existe um período chamado pós-parto, resguardo ou quarentena, que não é tão claro para todas as mães. Ele costuma durar de 6 a 8 semanas e só chega ao fim quando a mulher volta a menstruar. Durante esta fase, muitas dúvidas e medos podem surgir. Abaixo, esclarecemos para você o que é mito e o que é verdade:  

Posso engravida durante a quarentena?
Verdade!

A chance é pequena, por causa da amamentação e também porque a fertilidade retoma normalmente 45 dias após o parto. Mas não é impossível! Por isso, o indicado nesta fase é a utilização de um método contraceptivo eficaz de uso permitido durante a lactação, como os preservativos ou o diafragma.

Devo evitar ter relações sexuais durante este período?
Também verdade!

Se você teve um parto normal, a penetração pode doer, machucar e até causar uma infecção. Já no caso de cesária, além do risco de infecção, pode haver ferimentos na incisão abdominal que está sensível e em processo de cicatrização. Por isso, o mais indicado é aguardar o prazo de 40 dias. Contudo, é importante lembrar que sexo não é só penetração e pode ser feito pelo casal de outras formas menos arriscadas.

Não posso lavar a cabeça durante o resguardo?
Mito!

Acredite se quiser: antigamente havia uma crença de que o sangramento poderia reverter da vagina para a cabeça, deixando a mulher louca. É claro que isso não passa de um mito popular. No resguardo, não há problema nenhum em lavar os cabelos.

Amamentar contribui para a queda das mamas?
Mito!

Muita gente acredita nisso, mas o que contribui ou não para a queda das mamas é a predisposição genética.

É normal sofrer de prisão de ventre no pós-parto?
Verdade!

Mas o problema pode ser evitado se você adotar uma alimentação rica em fibras, mamão, laranja, aveia, alimentos integrais e muito líquido.

No resguardo eu não posso praticar atividade física?
Mito!

Desde que a prática de exercícios seja leve, como caminhada, yoga e atividades de alongamento, elas estão liberadas após 15 dias para os partos normais e 30 para as cesárias.

Após o parto é normal eu não sentir desejo sexual?
Verdade!

Após a retirada da placenta, há uma queda dos hormônios que reduzem a libido e afetam a lubrificação vaginal. Além disso, a nova rotina, muito mais cansativa, pode fazer com que a mulher queira deixar o sexo em último plano. Porém, com o tempo, tudo tende a se normalizar.

Amamentar queima calorias e ajuda emagrecer?
Verdade!

Isso acontece porque seu metabolismo fica mais acelerado devido a produção de leite. Para produzir a substância, as mulheres gastam aproximadamente 400 calorias por dia, o equivalente a 30 minutos de corrida.
Consultoria: Dr. Maurício Sobral, pai de Luiza e Beatriz, especialista em Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia. É médico preceptor dos residentes do Hospital Vila Nova Cachoeirinha.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Sandy e Lucas Lima falam pela 1ª vez sobre família e volta de casamento

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"