Gravidez

5 coisas que vão mudar no seu relacionamento depois da gravidez

Publicado em 16/06/2015, às 15h36 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Seu corpo está passando por transformações agora que um novo membro da sua família vai chegar: seios maiores, barriga grande, tornozelos inchados. E, durante esse período, seu relacionamento também vai mudar. “Às vezes, vocês vão se sentir inexplicavelmente próximos, enquanto em outro momentos vai parecer que seu parceiro está morando em outro planeta ou vice-versa”, diz Cathy O’Neil, co-autora do livro Casamento à prova de Bebês, em tradução livre. Estar consciente disso e aprender a gerenciar e entender suas emoções vai ajudá-la a manter e reforçar o vínculo. Veja como passar pelas cinco alterações mais comuns.

1. Você vai ficar mais “grudenta”

Os hormônios da gravidez podem ter um impacto profundo nas suas emoções, acionando sentimentos de pânico. “Muitas mulheres experimentam um medo de abandono durante o começo da gravidez”, afirma O’Neil. “Até mesmo a mais independente das mulheres vai se preocupar mais com seu marido”. Esse medo geralmente leva as mulheres a exigirem muito de seus parceiros. Mas não se preocupe, isso volta ao normal com o progresso da gravidez. Enquanto isso, é uma boa ideia avisar em casa que você vai precisar de mais atenção agora e que ele pode ajudar.

2. Vocês podem não estar na mesma página

Pode ser que quando você veja o resultado positivo na gravidez, já se sinta mãe. E seu corpo vai te dar sinais para confirmar isso. Seu parceiro não tem nenhum desses sintomas físicos e até que a ciência se iguale à ficção, ele nunca terá. Isso significa que ele provavelmente não vai se sentir como pai até que ele segure o bebê pela primeira vez. “Não é que ele não esteja empolgado com a ideia de se tornar pai, ele apenas não sente imediatamente como você pode se sentir”, explica Cathy.

3. Ele pode se sentir deixado de fora

De novo, tudo está acontecendo com você. Com exceção de uns tapinhas nas costas dele, a maior parte da emoção sobre a gravidez gira em torno de você. Então, seu marido pode não se sentir tão conectado com a gravidez ou com você. Encoraje-o a se relacionar mais nesse sentido, a participar mais em cada momento e você vai ajudá-lo a se sentir  parte da gravidez.

4. A intimidade vai se intensificar

Se acostumar com suas funções corporais durante a gravidez vai ser interessante, e compartilhá-las com o seu parceiro pode ser uma coisa nova para vocês dois. Haverá momentos em que vocês estarão maravilhados com a nova vida que você está gerando, isso vai aquecer o amor e fazer com que vocês se sintam muito próximos emocionalmente. Todos os enjoos, náuseas e gases podem parecer um pouco embaraçosos no começo, mas também podem ajudar vocês a se sentirem mais conectados do que nunca.

5. O sexo pode diminuir

O romance tende a ser deixado como segundo plano durante o primeiro trimestre, quando a maioria das mulheres se sentem enjoadas e exaustas. Conforme os meses passam, retomar a vida sexual pode ser algo difícil de descobrir como fazer, mas muito importante acontecer. “Manter a conexão física durante a gravidez e falar sobre isso com seu parceiro fortalece o vínculo como casal”, afirma Craig Malkin, psicólogo. “Pode não parecer tão espontâneo, mas alimentar a paixão e se reconectar fisicamente vai aproximar vocês.



Palavras-chave

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer