Gravidez

10 coisas que você precisa saber sobre a gravidez

Esperar um bebê é uma fase muito especial, mas só passando por ela pra saber – de verdade – tudo que acontece

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

dez-coisas-que-voce-precisa-saber-gravidez

“Estar grávida é estar sempre em estado de graça”. Bom, a verdade é que as coisas não são bem assim. Dá um sono danado, parece que não termina nunca, pode encher sua pele de manchas e ainda te deixa com a cabeça nas nuvens. Mesmo assim, a gente ama estar grávida e acha que não tem espera mais gostosa!

1-      Dormindo em pé

Anúncio

FECHAR

“Mas como pode? Ele é tão pequeno e parece sugar toda a energia do meu corpo!”. E é assim mesmo. Logo nas primeiras semanas você já vai sentir um cansaço descomunal, daqueles de dormir em pé ou largar tudo no meio do caminho pra tirar uma soneca. Fazer mãozinhas, pezinhos, fígado, cérebro e tudo mais dá trabalho, tá pensando o que?

2-      “Ando, meio desligado…”

Estar grávida é estar meio fora do ar. É possível que aqueles momentos em que a gente fica desligado do mundo fiquem mais frequentes durante a gestação. Sair de casa sem a bolsa, marcar um compromisso e não ir, ficar de responder um e-mail e nem lembrar que ele existe… Tudo normal.

Leia também: 7 situações estranhas que só acontecem com uma grávida

3-      Atração de mãos

Conforme sua barriga começar a crescer, você vai perceber como as pessoas – e qualquer uma, mesmo aquelas sem o menor grau de intimidade – vão se sentir à vontade pra colocar a mão nela. Pode até parecer algo sem importância para os outros, mas quando a barriga é sua e todo mundo sai colocando a mão, incomoda, sim.

4-      Oito meses e uma eternidade

Ninguém te contou? Gravidez que dura 9 meses não existe! A gestação leva mais ou menos 8 meses e uma eternidade –  o último mês não termina nunca. Para mães ansiosas, então… Parece que está tudo pronto, a mala, o quarto, o enxoval… E nada do bebê nascer. Haja paciência!

5-      Barriga interativa

Você já sabia que sentir o bebê mexendo na barriga é emocionante, mas não fazia ideia do quanto é incrível! Ele responde quando você faz carinho na barriga, chuta quando escuta a voz do pai e às vezes (muitas vezes, dependendo do bebê) fica com soluço. Pode ser aflitivo de vez em quando, mas é emocionante e inesquecível.

6-      Enjoo de grávida

Todo mundo fala sobre os enjoos de grávida e, até aí, ok. Você lembra como foi ruim o dia em que comeu aquela feijoada e arrematou o almoço com sorvete de baunilha e não bateu legal. Pois é. Enjoo de grávida é muito mais incômodo que isso porque ele não passa. O pior? Entre uma visita e outra ao banheiro, você tem vontade de comer tudo de novo!

7-      Vai e vem de emoções

A gravidez faz a gente pensar na vida. Não só no futuro e em como vai ser tudo depois que o bebê nascer, mas às vezes é um bocado angustiante estar grávida. Dá medo do que pode acontecer, da hora do parto, dá insegurança, às vezes você fica exausta por ter aquele barrigão e logo em seguida sente uma culpa imensa por isso.

8-      Dói tudo

A dor nas costas durante a gravidez já é famosa. Mas ainda tem a dor nas pernas, os pés inchados, o nervo ciático gritando… Conforme o seu peso vai aumentando, então, o desconforto vai ficando cada vez maior e parece se multiplicar quando os últimos meses caem no verão. E tem uma dor que quase ninguém comenta e é bem chatinha: como se fosse no osso da virilha. Tente ficar em pé sobre uma perna só, tipo saci, pra ver só! E virar na cama, então, é outra história…

9-      Pele de pêssego? Que nada!

Se você sempre ouviu dizer que pele de grávida brilha e fica lisinha, saiba que não é assim pra todo mundo. A gravidez pode trazer manchas mais escuras no rosto e espinhas. Tudo por culpa deles, claro: os hormônios!

10-  Amor maior

Todo mundo já ouviu falar sobre o amor de mãe. Mas você não sabia o quanto amaria seu filho desde o momento em que abriu o resultado do Beta-HCG e que, a partir dali, ele se tornaria a pessoa mais importante da sua vida e ficaria difícil pensar em qualquer outra coisa. Mesmo com as dores nas costas, os enjoos, a ansiedade da espera e a pele manchada, faria tudo de novo.