Família

Volta às aulas: São Paulo anuncia ampliação de retorno presencial a partir de agosto

iStock

Publicado em 16/06/2021, às 10h15 - Atualizado às 11h11 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Nesta quarta-feira, 16 de junho, o governo do estado de São Paulo realizou uma nova coletiva de imprensa para atualizar sobre os dados da pandemia, falar sobre o processo de testes da Butanvac e ainda como será o retorno escolar no segundo semestre deste ano.

Butatan inicia seleção de voluntários para testes da ButanVac

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, informou que o site para o pré-cadastro de voluntários já está disponível (butanvac.butantan.gov.br) Os estudos terão duas etapas diferentes, divididas em A, B e C, após a autorização da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). Qualquer pessoa poderá se inscrever: “Os ensaios clínicos serão realizados pelo hospital das clinicas em Ribeirão Preto

“O Butantan não cadastra, mas faz o pré-cadastro para encaminhar as pessoas interessadas para o censo”, explica Dimas. Vale lembrar ainda que não é necessário ser médico ou enfermeiro para participar como voluntário das etapas de testes de Butanvac.

Volta às aulas em São Paulo

De acordo com Rossieli Soares, secretário de Educação do estado de São Paulo: “A escola é um espaço que busca garantir o aprendizado, socialização, acolhimento, construção do futuro, proteção social e direitos sociais e alimentares”.

As escolas poderão ter capacidade de até 100% dependendo do seu plano de retorno (Foto: iStock)

A partir do dia 1º de agosto, fica autorizado as escolas definiram seus planos de retorno. “Não trabalharemos mais com limitações de percentual, mas sim com a regra de um metro de distância entre os alunos”, explica o secretário. “Todos que tem uma criança na família sabem a importância da educação”.

Para o retorno seguro, será oferecido o apoio técnico e de instrumentos, como: vacinação dos profissionais de educação, comissão médica, protocolo setorial, monitoramento, comunicação e testagem. Ao todo, São Paulo adquiriu 3 milhões de testes para profissionais da educação e estudantes da rede pública. Vale lembrar ainda que no mês de agosto o retorno presencial não será obrigatório.

“Cada escola deverá determinar a capacidade total de alunos a partir de sua realidade. Deve ser respeitado as normas de segurança”, completa João Doria, governador do estado de São Paulo. Quanto ao ensino superior, é de autorização imediata cursos da área da saúde, com capacidade presencial de até 100%. Além dos permitidos, serão incluídos: saúde coletiva, saúde pública e medicina veterinária.

Além disso, Rossieli falou sobre a importância da escola presencial para os alunos. A evasão escolar também foi um ponto comentado durante a coletiva de imprensa, mas o secretário afirmou que esses impactos só poderão ser contidos a partir da ampliação das aulas presenciais.


Palavras-chave
Família Educação Criança

Leia também

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"