Família

Varíola dos macacos: OMS fala sobre possibilidade do vírus se instalar em países não endêmicos

Reprodução/ Domínio público via Wikipedia

Publicado em 09/06/2022, às 13h52 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Na última quarta-feira, 8 de junho, a a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o risco de que a varíola do macaco possa se estabelecer em países não endêmicos “é real”, depois de terem sido registrados mais de mil casos pelo mundo.

O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus falou em uma coletiva de imprensa que o risco da disseminação da varíola pode ser evitado.

“O risco da varíola do macaco se arraigar nos países não endêmicos é real, mas esse cenário pode ser evitado. Identificar todos os casos e os casos de contato para controlar esse surto e prevenir o contágio”, iniciou Tedros.

Ele também falou sobre o cenário atual conforme OMS: “Foram notificados à OMS mais de mil casos confirmados de varíola do macaco em 29 países em que a doença não é endêmica. Nenhuma morte pela doença foi registrados nesses países”.

Um dos principais sintomas do vírus é a erupção cutânea (Foto: Reprodução/ Domínio público via Wikipedia)

A diretora do departamento de doenças pandêmicas e epidêmicas da OMS disse também que s vacina contra a varíola pode ser usada para a varíola do macaco e pode ter um alto nível de eficácia. Porém, a OMS desconhece quantas doses da vacina estão disponíveis no mundo.

Porém, Tedros falou que a OMS “não recomenda a vacinação em massa contra a varíola do macaco”. Mesmo que perigosa, felizmente a doença não costuma ser fatal.

Varíola dos macacos: quais os sintomas e o que se sabe até o momento sobre a doença

Seja nos jornais ou nas redes sociais, você provavelmente já ouviu alguma coisa sobre a varíola do macaco por aí. A doença tem causado preocupação ao redor do mundo, com o aumento repentino dos casos, e tem causado também muitas dúvidas. Na Europa, já são mais de 50 casos, inclusive em um brasileiro, na Alemanha. A doença também começou a chegar perto de nós aqui do Brasil, com o primeiro caso sendo confirmado na Argentina.

Com essa ‘explosão’ de casos, é natural que comecem a surgir várias dúvidas e preocupações sobre o assunto. Afinal, a varíola já não estava erradicada? É possível que essa doença chegue no Brasil? Estamos frente a uma possível nova pandemia? Conversamos com o Dr. Filipe Prohaska, infectologista da Oncoclínicas, pai de Letícia e Luisa, que esclareceu as principais questões sobre a doença.

A varíola já não estava erradicada?

A resposta é sim! Isso mesmo, se você ouviu por aí que a varíola já estava erradicada, você não foi alvo de uma fake news. A varíola, aliás, foi uma das primeiras doenças a ser completamente erradicada, há mais de 40 anos, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) certificou seu fim em 1980, após uma bem-sucedida campanha de vacinação global. A doença, no entanto, está voltando a aparecer devido a uma nova variante. Leia aqui a matéria na íntegra.


Palavras-chave
doença OMS contágio Varíola Varíola do macaco Varíola do macacos no Brasil Epidemia

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa