Família

Varíola dos macacos: Anvisa emite boletim sobre a doença

Getty Images

Publicado em 24/05/2022, às 11h54 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta terça-feira, 24 de maio, que recomenda a adoção de proteção em aeroportos, para tentar ao máximo, adiar a chegada da varíola do macaco no Brasil. “Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças” iniciou a agência.

A doença é uma infecção viral e na maioria dos casos, apresenta sintomas leves. A transmissão é por meio do contato próximo com uma pessoa infectada, podendo se espalhar. O vírus tem o teor endêmico na África Ocidental e central. No entanto, a maioria dos últimos casos foram relatados na Europa.

A varíola do macaco é considerada doença rara (Foto: Getty Images)

Segundo o site G1, o Ministério da Saúde informou que terá uma Sala de Situação para monitorar a varíola dos macacos no Brasil. “A medida inicialmente tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença. Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país” deu em nota. O Ministério ainda disse que foi encaminhado para todos os estados o ‘Comunicado de Risco sobre a patologia’, e também, as orientações para os profissionais de saúde informações disponíveis sobre o vírus até o momento.

Nota da Anvisa completa:

Considerando-se as formas de transmissão da varíola dos macacos, a Anvisa reforça a importância das medidas de proteção à saúde a serem adotadas em aeroportos e aeronaves, previstas na Resolução RDC nº 456/2020.

Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças.

Destaca-se que, nos termos da Lei nº 9.782, de 1999, compete à Anvisa a execução da vigilância epidemiológica em portos, aeroportos e fronteiras, devendo-se pautar por orientação técnica e normativa do Ministério da Saúde.

Anvisa mantém-se alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população.

Sobre a varíola dos macacos

O vírus da ‘varíola dos macacos’ é semelhante ao vírus da varíola, uma condição erradicada do mundo e que tem vacina. Nos casos que são mais graves, existem tratamentos com antivirais e uso de plasma sanguíneo daqueles imunizados.

A contaminação não é considerada grave, pois a taxa de mortalidade é 1 caso a cada 100 diagnóstico. No entanto, a primeira vez que a varíola de macaco foi registrado em grande escala em vários países fora do continente africano.

Um dos principais sintomas do vírus é a erupção cutânea (Foto: Reprodução/ Domínio público via Wikipedia)

A doença é transmitida por via respiratória. Mesmo com vários casos, os especialistas não veem o surto como motivo de preocupação.

Os primeiros sintomas apresentados nos casos são febre, dor no corpo, nas costas, dor de cabeça, exaustão, inchando nos linfonodos, calafrios e bolinhas que aparecem pelo corpo, principalmente na região do rosto, pés e mãos (elas viram crostas e caem).


Palavras-chave
doença Ministério da Saúde anvisa boletim nota Varíola varíola dos macacos situação global

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Bebê morre após mãe cometer erro comum ao trocar a fralda da filha: “Foi um acidente”