Família

Vacina da Covid: Pfizer e BioNTech começam a testar o imunizante em grávidas

Freepik

Publicado em 20/02/2021, às 06h25 - Atualizado às 10h23 por Helena Leite


Compartilhe:


A Pfizer e a BioNTech iniciaram um estudo internacional com 4 mil voluntárias para avaliar a eficiência e eficácia das vacinas contra Covid-19 em gestantes. A empresa anunciou o início dos testes na última quinta-feira, 18 de fevereiro, como apontado pela Agência Brasil.

Pfizer e BioNTech começam a testar o imunizante em grávidas (Foto: Freepik)

O vice-presidente sênior de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento da Pfizer, William Gruber, disse em entrevista que a companhia pode ter os resultados até o quarto trimestre de 2021. Ele apontou, ainda, que alguns dados registrados até o momento sugerem que mulheres grávidas que se infectam com a Covid-19 têm maiores chances de pegar a doença em um estágio mais grave.

Além disso, também há registro de complicações na gravidez decorrente do novo coronavírus, como foi o caso da modelo Romana Novais, no Brasil. Mundialmente, números apontam que as mulheres que contraíram Covid-19 na gestação tiveram um maior índice de partos prematuros do que as saudáveis.

O risco aumentado é o motivo pelo qual as agências reguladoras norte-americanas e conselheiros de saúde pública “estão interessados em conduzir o estudo – para que as pessoas possam ter as informações completas sobre o perfil de segurança”, disse Gruber. Apesar de ainda não saberem ao certo a eficácia do imunizante nas grávidas, alguns médicos já estão recomendando que gestantes que trabalhem em local de alto risco de contaminação tomem a vacina.

Testes em grávidas no Butantan

O Instituto Butantan também pretende fazer  testes em gestantes e em crianças. Durante uma coletiva de imprensa realizada em janeiro, foi anunciado que as grávidas no terceiro trimestre e crianças e jovens de 3 a 17 anos irão participar futuramente de estudos para avaliar a eficácia da CoronaVac, a Vacina do Butantan. A notícia foi dada pelo diretor do Instituto, Dimas Covas, mas não foi divulgado quando a pesquisa irá começar. Até o momento se sabe que serão em torno de 500 voluntárias grávidas no estudo, intitulado Matercov. No entanto, o número de crianças e jovens para a realização da pesquisa não foi informado.


Palavras-chave
Família pfnoinsta Gravidez vacina coronavírus covid-19 vacina contra covid covid

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar