Família

Urticária: como identificar, tipos, causas, sintomas e tratamento

Shutterstock

Publicado em 14/04/2021, às 07h43 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Muito comum e presente na vida de cerca de 20% da população, a urticária é uma reação alérgica que se manifesta na pele através de lesões avermelhadas e inchadas, acompanhadas de coceira, além de trazer sensação de queimação e dor no local da mancha em alguns casos.

Essas lesões duram por um curto período e desaparecem dentro de até 24h, podendo voltar no dia seguinte e persistir por vários dias na pele. As manchas de urticária têm diversos tamanhos e, quando se juntam em machucados maiores, passam a ser chamas de placas. Além disso, pessoas que têm essa doença podem manifestá-la na forma de angiodemas, que são inchaços na região dos lábios e das pálpebras.

Quais são os tipos?

A urticária causa manchas vermelhas, inchadas e que coçam na pele (Foto: Shutterstock)

Sintomas

Os principais sintomas de urticária são lesões vermelhas na pele e coceira no local. Podem ter diversos tamanhos e se unirem em uma placa conforme incham e se espalham pelo corpo. Caso algum desses sintomas comece a aparecer, procure um especialista para ter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento. Veja outras doenças que podem causar manchas vermelhas na pele.

Principais causas

Apesar de ser fácil identificar a urticária por causa das características das lesões, é preciso fazer uma investigação detalhada para determinar o que causou a reação alérgica. Para descobrir qual é o melhor tratamento para cuidar do problema, o dermatologista leva em consideração todo o histórico clínico do paciente, uma vez que apenas a avaliação visual não leva a um diagnóstico preciso. A seguir, as causas mais comuns de urticária:

Entenda mais sobre urticária, por que ela ocorre e como tratar (Foto: Reprodução Freepik)

Pode coçar urticária?

Por mais que as inflamações causem desconforto e piniquem, é importante evitar coçar as lesões – principalmente quando são angiodemas. O ideal é procurar ajuda médica e seguir as orientações passadas pelo especialista.

Tratamento

Ele depende do tipo de urticária que o paciente tem e consiste em um conjunto de medidas. Após a investigação médica, as causas e agentes físicos identificados devem ser evitados e controlados no dia a dia. Em relação aos medicamentos, os antialérgicos costumam ser a primeira escolha para os sintomas da urticária. Quanto aos tratamentos caseiros, esses não são indicados porque podem piorar o quadro das lesões.

Tem como prevenir?

Identificar e evitar os fatores que desencadeiam a urticária é a principal prevenção. Dessa maneira, juntamente com o acompanhamento profissional e tratamento médico, é possível espaçar as crises e evitar que elas aconteçam.

Fonte: dra. Elaine Umehara, dermatologista da Clínica Healthy e filha de Roberto e Maria.


Palavras-chave
Família Saúde Criança manchas manchas vermelhas na pele coceira coceira na pele Urticária

Leia também

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Após descolorir sobrancelha, Isis Valverde volta a mudar visual: "Começando mais uma jornada"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Família

Filha recém-nascida de Fernanda Paes Leme ganha joia luxuosa de Giovanna Lancellotti

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez