Família

Uma família diferente

Imagem Uma família diferente

Publicado em 03/06/2011, às 09h19 por Redação Pais&Filhos


Mesmo separados, ou sem nunca terem sido casados, pai e mãe nunca deixarão de ser pai e mãe. Um relato emocionante da nossa colunista Flávia Werlang sobre a sua “família diferente”

Moro no interior de Santa Catarina, em Chapecó. Esta semana aqui está muito frio e minha filha ficou doentinha, gripada e com dor de garganta. Ontem fui levá-la à pediatra. Mr. Pai, apelidei assim o pai da minha filha para manter o anonimato dele, foi junto comigo. Na sala de espera para a consulta, vivemos algo inédito: durante dez minutos pude conversar com ele sobre as descobertas da Luna, que está com oito meses.

Mostrei o primeiro dentinho que está despontando na gengiva dela. Também contei que quando ela escuta qualquer tipo de música começa a sacudir o corpinho, dançando. Cantei “Atirei o pau no gato” para mostrar a peripécia da nossa filha. Era a primeira vez que parecíamos uma família.

Mais tarde, na volta da consulta, no carro, ele comentou sobre o abandono durante a gestação: “Quando a Luna crescer vou explicar a ela que estive ausente na gravidez, mas se eu pudesse voltava no tempo e faria tudo diferente”. Ele não me pediu em casamento. Não pediu para sermos uma família feliz de comercial de margarina, mas admitiu a falha com a nossa filha. Simples assim.

Mais tarde, relembrei algo que minha amiga e psicóloga, Solange Wertman, sempre me falava durante a gestação e muitas vezes eu não acreditava. Ela dizia que muitos homens têm dificuldade de se verem como pais. “Isso costuma acontecer só depois do nascimento da criança, quando ela se materializa!”, afirmava. E foi isso mesmo que aconteceu. Durante a gravidez, nas poucas vezes em que vi o pai da minha filha, notava o seu olhar de pânico quando via minha barriga. Eu sentia vontade de fazer um buraco no chão, feito “tatu”, e me enterrar! Assim que a Luna nasceu tudo mudou. Ele aprendeu a amá-la.

Flávia Werlang, mãe de Luna, autora do blog Grávida, estado civil mãe (solteira). Esta coluna é destinada a todas mulheres que, assim como eu, engravidaram “sozinhas”.

Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"