Família

Terçol: entenda o que é, se é contagioso, quais são os sintomas e como tratar

Freepik

Publicado em 09/06/2021, às 14h41 - Atualizado às 14h44 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Na margem palpebral existem dezenas de glândulas que produzem lágrimas. Quando uma delas entope, ocorre uma proliferação bacteriana da própria flora da pele, que ocasiona uma inflamação no local – é dessa maneira que surge o terçol. O problema pode atingir qualquer pessoa, independente da idade – por ser um problema comum, é normal que tanto crianças quanto adultos apresentem vez ou outra essa inflamação.

Embora o terçol não seja uma doença psicossomática, fatores como imunidade, má alimentação, aumento oleosidade da pele e alterações hormonais podem ser potencializadas pelo emocional do paciente e colaborar para o aparecimento das inflamações. Por essas causas, esse problema não é contagioso. Existem dois tipos de terçol:

O terçol é uma inflamação nas glândulas da margem palpebral e não é contagioso (Foto: Freepik)

Sintomas no terçol

Quem pode ter terçol?

Por ser uma condição comum, qualquer pessoa pode ter terçol. É muito comum que crianças tenham, mas elas não são o grupo que mais é atingido – adultos e bebês também correm o risco de ter essa inflamação na região dos olhos. No entanto, existem alguns problemas que estão relacionados a um aparecimento mais frequente de terçol:

Quando se preocupar com o terçol?

É preciso ficar atento quando o terçol na pálpebra superior for muito grande, principalmente em crianças pequenas. Isso porque, dependendo do tamanho, a inflamação pode causar um astigmatismo ou atrapalhar o desenvolvimento visual, já que tampa parcial ou totalmente a visão daquele olho. Como o cérebro do seu filho está aprendendo a enxergar e isso acontece por meio de estímulos, um bloqueio pode causar sequelas.

Higienizar o local e aplicar compressas mornas fazem parte do tratamento do terçol (Foto: Freepik)

Além disso, inflamações muito frequentes na pálpebra causadas por terçol de repetição precisam ser tratadas porque podem causar lesões na córnea, deixar manchas e cicatrizes. Sem um tratamento correto para esse tipo de caso, é possível que o quadro evolua para uma cegueira – mesmo que isso seja raro.

Tratamento para o terçol

Normalmente, o tratamento para o terçol consiste em higienizar o local duas vezes ao dia e aplicar na região do inchaço uma compressa morna para ajudar a diluir a secreção que está entupindo a glândula lacrimal. Em alguns casos, o oftalmologista pode indicar o uso de uma pomada de antibiótico combinada ou não com corticoides. Em quadros mais graves, é necessário realizar uma cirurgia.

Fonte: dra. Ana Carolina Cassiano, mãe de Laura e Helena e oftalmologista da clínica EyeKids. 


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta saúde ocular Terçol

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas