Família

Substância da família do teflon está associada a casos graves de Covid-19, diz estudo

Getty Images

Publicado em 23/12/2020, às 09h15 - Atualizado às 09h20 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Um estudo dinamarquês mostrou que níveis elevados de um composto perfluorado do tipo PFAS, um componente tóxico que também pode ser encontrado em panelas antiaderentes, estão associados à níveis mais graves de coronavírus. A pesquisa está em processo de revisão por pares e contou com a participação de 323 pacientes infectados com a Covid-19.

De acordo com o estudo com os pacientes, aqueles que apresentavam níveis mais elevados da substância chamda PFBA tinham duas vezes mais possibilidades de desenvolver a doença em sua forma mais grave. O PFBA faz parte de uma classe de compostos industriais comumente chamados “substâncias permanentes” e que vêm contaminando solo, água e alimentos ao redor do mundo, dizem informações em reportagem do The Intercept.

A pesquisa foi feita na Islândia (Foto: Getty Images)

Ainda que o PFBA saia rapidamente da corrente sanguínea, levando apenas uma questão de dias, o componente fica acumulado nos pulmões – o que pode explicar os resultados desse estudo dinamarquês. “É provavelmente o que está nos pulmões que conta, porque ali se desenrola a grande batalha do Covid”, explica Philippe Grandjean, principal autor da pesquisa. Dos 323 pacientes que participaram do trabalho de Grandjeans, 215 foram hospitalizados.

Para entender a ligação do componente com a gravidade da doença, os pesquisadores analisaram amostras do sangue dos pacientes procurando cinco compostos de PFAS. Durante a análise, descobriram que apenas o ácido perflurobutanoico (PFBA) estava associado à doença. Mais da metade dos pacientes que tinham sido hospitalizados em estado grave apresentavam níveis elevados do composto no plasma. Ao mesmo tempo, 20% dos que apresentaram sintomas de covid-19 em formas leves tinham níveis baixos do ácido.

O que é o PFBA?

O ácido perflurobutanoico (PFBA) é um composto usado em produtos eletrônicos, além roupas – incluindo as impermeáveis – e equipamentos de proteção para profissionais da saúde e bombeiros, como aventais e espuma contra incêndios. Além disso, pode ser encontrado em tapetes, tratamento de couro, embalagens de produtos alimentícios, cosméticos (como base, hidratantes, corretivos, sombras em pó), lubrificantes para bicicletas e cera para pisos.


Palavras-chave
Saúde estudo coronavírus casos de coronavírus PFAS PFBA

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar