Família

Dia 10: Sortear o amigo secreto

Aprenda maneiras pouco tradicionais e também divertidas de brincar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Bem tradicional entre as famílias e amigos aqui no Brasil, o amigo secreto, ou amigo oculto, pode ser feito de várias formas. Além do tradicional sorteio de nomes e troca de presentes, há o “amigo ladrão”: nessa brincadeira, os participantes compram presentes sem saber para quem vão dar. Todos os pacotes embrulhados ficam no meio de uma roda e é sorteado alguém para começar, escolhendo um presente e abrindo-o. Daí em diante, os próximos “jogadores” pegam um pacote do meio, abrem e escolhem se ficam com ele ou se querem trocá-lo por outra coisa que já foi aberta. O troca-troca rola até terminar a roda, e não é possível garantir que se chegue ao final da brincadeira com o presente preferido.

Veja sugestões de presentes para crianças.

Outra maneira de brincar (e sem gastar dinheiro) é escolher algo que já tem em casa e que não usa muito – não pode ser uma coisa inútil: a ideia é que, mesmo não servindo para você, possa agradar a outra pessoa. Por exemplo: o jogo de xícaras de chá que nunca foi usado porque ninguém na família toma chá… Os presentes devem ser bem embrulhados para não dar pistas. Uma vez formada a roda em volta deles, cada um escolhe um pacote e o abre. Depois, cada participante joga o dado e segue a regra de acordo com o número que cair:  1- todos passam seus presentes para a pessoa da esquerda. 2 – todos passam seus presentes para a pessoa da esquerda. 3 –  a pessoa que jogou o dado escolhe uma pessoa da roda para trocar o presente com ela. 4 – a pessoa que jogou o dado escolhe duas pessoas da roda para trocar os presentes entre si. 5 – todos passam os presentes para a direita durante 30 segundos, tipo batata quente, e quando o tempo parar os participantes ficam com os presentes que estão em suas mãos. 6 – a mesma coisa do número 5, mas para o outro lado. Todos os participantes devem jogar o dado uma vez, em sentido horário, até terminar a roda.

Anúncio

FECHAR

Origem do amigo secreto

Dizem que
a ideia foi inspirada
nas fábricas americanas, porque os operários eram obrigados a participar de confraternizações de fim de ano. Como alguns funcionários não se davam bem com a equipe, acabavam sem presente. Para ninguém ficar de fora, os patrões criaram a brincadeira para todo mundo participar.