Família

Sopa para aquecer e manter a forma

Veja dicas de alimentos saudáveis para a estação mais fria do ano

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Com a chegada do inverno, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida e um dos principais efeitos disso é o aumento do consumo de alimentos. Aquela sensação de fome quase que constante e a vontade de refeições mais pesadas como massas, pães e doces é normal e pega pesado na luta contra a balança.

Para que as pessoas não aumentem o peso nesta época do ano o programa Meu Prato Saudável, da LatinMed em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, passou a se dedicar a orientação da população sobre os alimentos mais saudáveis para serem consumidos.

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A médica e diretora do programa Elisabete Almeida destaca que a necessidade calórica de cada pessoa não costuma ser tão alta quando a quantidade de alimentos ingeridos no inverno e que para piorar, nesta época muitas pessoas abandonam a prática de atividades físicas, podendo resultar em aumento de passo e, em casos extremos, diabetes descompensado e colesterol alto.

Para evitar esses problemas, veja algumas dicas para manter a forma e a saúde durante o inverno:

  • Prefira sopas preparadas com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou massas. É interessante acrescentar algumas fibras, como o farelo ou fibra de trigo ou o farelo de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e provocam uma maior sensação de saciedade.
  • Substitua o chocolate quente por um chá ou prepare com leite desnatado e achocolatado light.
  • Troque os queijos amarelos por queijos brancos ou reduzidos em gordura.
  • Se for comer fondue, dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijos magros; prefira os vegetais no lugar do pão (como cenoura, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu).
  • Se não resistir ao tradicional prato de feijoada, consuma com moderação: arroz, feijão, couve sem bacon e carnes mais magras.
  • Substitua carnes gordurosas por coxão duro e patinho, que podem ser preparados na pressão e consumidas ensopadas.